domingo, dezembro 7, 2025
28.3 C
Manaus
InícioGeralÁguas de Manaus recebe multa de 80 mil por falta de informações...

Águas de Manaus recebe multa de 80 mil por falta de informações sobre tratamento de esgoto

Publicado em

Publicidade

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) multou a concessionária responsável pelos serviços de água, coleta e tratamento de esgoto da capital amazonense, Águas de Manaus, em R$ 80 mil. A multa se deu pela falta de resposta à Notificação nº 491/2025-GERH, que solicitava informações sobre o funcionamento das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), que gerenciam o esgoto de Manaus sob a responsabilidade da empresa.

Falta de resposta sobre esgoto

A medida foi publicada nesta terça-feira (14) por meio do Auto de Infração nº 58/2025-GERH, após o fim do prazo de uma semana para resposta.

A notificação pedia que a empresa informasse ao Ipaam a lista completa de empreendimentos atendidos, a gestão dos contratos firmados para tratamento de esgoto e os dias e horários de manutenção realizados nas ETEs.

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, explicou que a exigência das informações é parte da fiscalização do funcionamento do sistema:

“A gestão adequada do esgoto é uma questão de saúde pública e de proteção ao meio ambiente. Sem informações claras e atualizadas, fica comprometida a capacidade de planejar ações de fiscalização e de assegurar que os empreendimentos estejam cumprindo suas obrigações legais. O Ipaam vai continuar atuando com firmeza para que seja cumprida a legislação ambiental”, afirmou.

A multa foi aplicada com base no Decreto Estadual nº 5.135/2025, Artigo 101, que estabelece sanções pelo descumprimento de solicitações e determinações do órgão ambiental, incluindo a omissão ou a recusa em fornecer informações necessárias para fins de fiscalização e controle ambiental, e está sujeita às demais medidas legais cabíveis.

Transparência

De acordo com o gerente de Recursos Hídricos (GERH) do Ipaam, Daniel Nava, a falta do fornecimento de dados da Águas de Manaus compromete o monitoramento dos sistemas de esgotamento sanitário e evidencia a necessidade de maior transparência por parte da empresa:

“Apenas 14% da população da Amazônia tem acesso a esgoto tratado, segundo dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Em Manaus, há um esforço em curso para recuperar esse passivo histórico, e isso precisa estar constantemente acompanhado pelos órgãos de controle”, destacou Nava.

O gerente acrescentou que o Ipaam, por meio dos seus licenciamentos, atua para oferecer governança institucional e permitir que as obras ocorram de forma regular, mas reforçou que é fundamental que as empresas repassem as informações solicitadas dentro dos prazos legais.

Segundo ele, quando as respostas não são apresentadas, notificações e multas cumprem também um papel educativo, ao chamar a atenção para a importância do controle ambiental e do cumprimento das obrigações legais.

A partir do dia em que a empresa tomar ciência da multa aplicada, são contados 10 dias para apresentar defesa administrativa.

*Com informações de assessoria

Leia mais:
Leituristas da Águas de Manaus passam a aceitar Pix e cartão

Confusão: vereador expulsa repórter e ameaça algemá-lo
Lote extra de abono salarial será pago a 1,6 milhão de brasileiros

Siga nosso perfil no InstagramTiktok e curta nossa página no Facebook

📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

Últimas Notícias

Domínio armado afeta 4 milhões na Região Metropolitana do Rio

A nova edição do Mapa Histórico dos Grupos Armados, produzida pelo Grupo de Estudos...

Gripe aviária leva ao abate em massa e amplia alerta global

A gripe aviária continua a causar impactos globais, com surtos que levam ao abate...

Abandono de idosos aumenta no Brasil e pode gerar prisão de até 5 anos

O abandono de idosos no Brasil tem crescido e representa um grave problema social,...

IBGE: 64,6% dos moradores de favelas vivem em ruas sem árvores no Brasil

No mesmo ano em que o Brasil sediou a COP30, dedicada às discussões globais...

Mais como este

Domínio armado afeta 4 milhões na Região Metropolitana do Rio

A nova edição do Mapa Histórico dos Grupos Armados, produzida pelo Grupo de Estudos...

Gripe aviária leva ao abate em massa e amplia alerta global

A gripe aviária continua a causar impactos globais, com surtos que levam ao abate...

Abandono de idosos aumenta no Brasil e pode gerar prisão de até 5 anos

O abandono de idosos no Brasil tem crescido e representa um grave problema social,...