Os Estados Unidos realizaram ataques a quatro embarcações no Pacífico que resultaram na morte de 14 pessoas, informou nesta terça-feira (28) o secretário de Defesa, Pete Hegseth.
Em postagem na rede social X, Hegseth afirmou que as embarcações atacadas transitavam por rotas conhecidas do narcotráfico no Pacífico Oriental e eram operadas por grupos classificados como “Organizações Terroristas Designadas”. Segundo o secretário, as embarcações carregavam narcóticos e já eram monitoradas pela inteligência americana.
Yesterday, at the direction of President Trump, the Department of War carried out three lethal kinetic strikes on four vessels operated by Designated Terrorist Organizations (DTO) trafficking narcotics in the Eastern Pacific.
The four vessels were known by our intelligence… pic.twitter.com/UhoFlZ3jPG
— Secretary of War Pete Hegseth (@SecWar) October 28, 2025
Hegseth detalhou ainda que, em três dos ataques, havia a seguinte composição de tripulantes: oito homens na embarcação atingida no primeiro ataque, quatro no segundo e três no terceiro. Não foram fornecidos números para o quarto ataque na mesma declaração. Uma pessoa sobreviveu aos incidentes; autoridades americanas iniciaram protocolos de busca e resgate e, segundo o secretário, as autoridades mexicanas assumiram a coordenação das operações de socorro.
O secretário ressaltou que todos os ataques ocorreram em águas internacionais e que nenhuma força norte-americana sofreu baixas durante as ações. Hegseth também declarou que os Estados Unidos tratarão os grupos ligados ao tráfico de drogas como ameaças equiparadas a organizações terroristas, com desdobramentos na sua estratégia de combate.
A comunicação oficial sobre os alvos, as evidências que embasaram os ataques e eventuais reações de países da região não constam na nota divulgada por Hegseth. As informações do Departamento de Defesa, por ora, limitam-se às afirmações do secretário publicadas nas redes.
*Com informações da CNN
Leia mais:
Resíduos de testes nucleares são indentificados no Brasil
PC-AM abre canal de denúncias anônimas de narcotráfico
Relatório detalha Manaus como hub estratégico para o crime na Amazônia
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

