Um devastador tornado no Paraná atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, na região Centro-Sul do estado, nesta sexta-feira (7). A Defesa Civil do Paraná confirmou, até o momento, a morte de cinco pessoas. Além disso, o fenômeno deixou um rastro de destruição, com 130 feridos, sendo 30 em estado grave ou moderado e cerca de 100 com ferimentos leves.
Informações preliminares da Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu e da Defesa Civil estadual pintam um cenário desolador: 80% dos imóveis da cidade foram danificados ou completamente destruídos pelo forte tornado.
Governo mobiliza força-tarefa para resgate
Em resposta rápida à calamidade, o governador Ratinho Jr anunciou a mobilização total dos recursos do estado. O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, Jonas Emmanuel Benghi, e o Coronel Fernando, da Defesa Civil, detalharam a operação na noite de sexta (7).
Equipes de bombeiros de Londrina, Maringá, Cascavel e Curitiba estão sendo deslocadas para auxiliar nas buscas, salvamento e triagem hospitalar, que é a prioridade máxima no momento. “Na sequência virá o trabalho de ajudar os desabrigados e reconstrução”, afirmou Benghi.
Aeronaves da Casa Militar e da Polícia Militar também estão a caminho de Guarapuava para apoiar os trabalhos de resgate.
“Neste primeiro momento estamos fazendo o atendimento das pessoas, resgate e hospitalar”, declarou o governador. “Amanhã [sábado, 8], começamos a fazer todo o levantamento sobre desobstrução de vias, a liberação do maquinário, reconstrução da região para tentarmos voltar à normalidade.”
Simepar confirma tornado no Paraná como F2, com potencial para F3
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou a natureza do fenômeno que causou a destruição. O órgão monitorava tempestades severas que avançavam sobre o oeste, sudoeste e centro-sul do estado desde o início da tarde.
“No final da tarde, uma dessas tempestades, classificada como super célula gerou um tornado sobre o município de Rio Bonito do Iguaçu”, explicou o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.
Segundo Kneib, com base na análise dos danos e nas imagens de radar, o tornado foi classificado inicialmente como F2 na escala Fujita. “Nós estamos falando de ventos entre 180 km/h até 250 km/h”, disse ele.
Contudo, a intensidade pode ser ainda maior. “Existem fortes indícios que ele pode, em alguns pontos dessa cidade, os ventos podem ter ultrapassado os 250 km por hora, o que o tornaria um F3”, alertou o meteorologista. O Simepar continuará analisando as imagens aéreas e dados em conjunto com a Defesa Civil, podendo reclassificar a intensidade do fenômeno.
A Defesa Civil informou que maiores informações sobre as vítimas e a extensão total dos danos serão repassadas ao longo deste sábado (8).
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Leia mais:
Furacão Melissa ameaça 1,6 milhão de crianças no Caribe, alerta Unicef
Furacão Melissa deve ser o mais devastador do século na Jamaica
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

