O Aeroporto Eduardo Gomes alcançou um marco inédito ao superar a marca de 2,35 milhões de passageiros entre janeiro e setembro de 2025, ultrapassando os números pré-pandemia registrados em 2019, quando somou 2,16 milhões de embarques e desembarques. Os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apontam que este é o maior crescimento do aeroporto em uma década, impulsionado pela alta demanda turística e pelos investimentos em conectividade promovidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Amazonastur.
O presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre, afirmou que o aumento no fluxo aéreo reflete diretamente o fortalecimento do turismo regional.
“A malha aérea é essencial para o Amazonas, porque a maior parte das pessoas chega ou sai do estado por avião ou barco. O recorde de voos que estamos alcançando fortalece o turismo e está ligado aos nossos festivais, à pesca esportiva e às diversas atividades que fazem do Amazonas um destino convidativo, bonito e naturalmente turístico”, destacou.
Além de Manaus, outros quatro aeroportos da região Norte, Palmas, Marabá, Rio Branco e Parauapebas, também registraram o melhor desempenho dos últimos dez anos. Juntos, somaram 3.615.959 passageiros entre embarques e desembarques no período analisado.
Expansão da malha aérea impulsiona o turismo
Entre janeiro e setembro, o Amazonas ampliou significativamente sua conectividade aérea, com novas operações domésticas e internacionais. A Copa Airlines passou a operar voos diários para o Panamá, enquanto a Gol retomou sua rota para Miami e a TAP reativou a conexão entre Manaus e Lisboa.
A atuação da Amazonastur foi decisiva nas negociações com as companhias aéreas, também fortalecendo voos da Latam para Rio de Janeiro, São Paulo e Belém, além das rotas internacionais da Avianca e da Conviasa, ampliando as opções de viagem e contribuindo para o recorde de fluxo turístico.
Qualificação e novos projetos fortalecem o setor
No mesmo período, a Amazonastur intensificou ações de qualificação, ordenamento e estruturação de produtos turísticos. Projetos como Brilha Amazonas e Amazonas To Go avançaram, enquanto mais de 2 mil trabalhadores foram capacitados em parceria com o Cetam. Fiscalizações, regularizações no Cadastur e visitas técnicas reforçaram a preparação dos destinos e a organização do setor.
Leia mais:
Turismo do Amazonas ganha destaque em Gramado
Amazonastur marca presença na WTM London 2025 para fortalecer o turismo amazonense
Amazonastur promove Amazônia em exposição em Nova York
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

