sexta-feira, outubro 18, 2024
27.3 C
Manaus
InícioExplicandoExplicando: Como surgiu a superstição da SEXTA-FEIRA 13?

Explicando: Como surgiu a superstição da SEXTA-FEIRA 13?

Publicado em

Publicidade

Para alguns, uma sexta-feira comum, para outros, dia de muita superstição. O fato é que hoje temos a 1ª sexta-feira 13 do ano. Mas de onde surgiu a ideia de que coisas ruins acontecem nesta data?

Conhecida popularmente por ser um dia de azar, o simbolismo existe por conta da numerologia já que o 13 é considerado um número de má sorte.

Como muitas superstições que evoluíram ao longo do tempo e através das culturas, é difícil localizar as origens precisas de sexta-feira 13.

Existem algumas explicações acerca do tema e selecionamos algumas das histórias mais conhecidas. Há quem dica que a superstição da sexta-feira 13, existe porque a crucificação de Jesus Cristo aconteceu em uma sexta, que ficou conhecida como dia de penitência e abstinência. Alguns religiosos inclusive, desaconselham começar qualquer atividade importante nesse dia da semana.

Outro ponto difundido com relação ao tema, é que por volta de 1690, passou a circular, não se sabe o motivo, uma lenda de que ter 13 pessoas reunidas em um grupo ou em torno de uma mesa dava azar. A história aumentou ainda mais a força da sexta-feira 13.

A explicação religiosa se fundiu a explicação cotidiana e unidos deram mais credibilidade ao dia 13 do calendário que cai em uma sexta-feira.

Há também uma explicação menos histórica e sim de história, literalmente.

Em 1907, um livro chamado Sexta-feira 13 foi publicado pelo corretor de ações Thomas Lawson – essa foi a inspiração para a mitologia em torno da data, culminando na franquia de filmes homônima nos anos 1980.

O livro conta a história sombria de um corretor de Wall Street que manipula o valor de ações para se vingar de seus inimigos, deixando-os na miséria.

Clube dos Treze

O Clube dos Treze, trata-se de um grupo de homens determinados a desafiar superstições. Eles se reuniram pela primeira vez em 13 de setembro de 1881 (uma quarta-feira). Os encontros aconteciam regularmente todo dia 13 de cada mês. O grupo quebrava espelhos, derrubavam saleiros, passavam debaixo de uma escada e muitos mais.

E por mais que pareça uma brincadeira despretensiosa, relatório anuais eram feitos e apontavam meticulosamente quantos de seus membros tinham morrido, e quantas destas mortes haviam ocorrido dentro do prazo de um ano após um membro comparecer a um de seus jantares.

Em abril de 1882, o clube adotou uma resolução lastimando o fato de que a sexta-feira era “há muitos séculos considerado um dia de azar… sem motivos razoáveis”

O clube se orgulhava de ter colocado a superstição no foco das atenções. Sua fama cresceu: o grupo original de 13 membros passou a contar com centenas de pessoas na virada do século, e clubes parecidos foram fundados em outras cidades em todo o país.

Em 1894, foi criado o Clube dos Treze de Londres seguindo o legado do original nova-iorquinos.

A doutrina do Clube dos Treze era de que “superstições deveriam ser combatidas e eliminadas”.

Mas tudo indica que, em vez disso, eles tiveram o grande azar de acabar lançando uma das superstições mais conhecidas e persistentes do mundo ocidental.

Curiosidades

  • Embora possa parecer um fenômeno raro, o dia 13 de qualquer mês tem uma probabilidade ligeiramente maior de cair em uma sexta-feira.
  • Existe um nome para descrever o pavor irracional da data: paraskevidekatriafobia – uma forma especializada de triskaidekafobia, um medo do número 13
  • Não é, porém, uma superstição universal: na Grécia e nos países de língua espanhola, é a terça-feira, 13, que é considerado um dia de azar, enquanto na Itália, é sexta-feira, 17, que se depara com o medo.

O azar e os gatos

Os gatos pretos são vistos com muito preconceito desde a Idade Média, quando começaram a ser domesticados. No período, acreditava-se que eles fossem bruxas transformadas em animais, e os julgamentos e mortes dessas mulheres se tornaram comuns.

As pessoas acreditavam que elas podiam se transformar em gatos, nove vezes na verdade, o que deu origem ao ditado de que os gatos têm nove vidas, na Europa e Estados Unidos. No Brasil, falamos em sete vidas. Também se pensava que o gato espiaria alguém e contaria a uma bruxa os segredos dessa pessoa. O medo e o ódio pelos gatos fizeram com que muitos fossem capturados e mortos.

Ainda hoje, em datas como sexta-feira 13 ou Halloween, as agressões contra gatos pretos aumentam. Inclusive, muitas ONGs não realizam doações de gatos próximo à essas datas.

Crime

A deputada estadual Joana Darc (União Brasil) é uma das principais aliadas dos animais no estado do Amazonas. Fundadora da ONG PATA, a deputada atribui o “azar da sexta-feira 13” e consequentemente sua ligação com os gatos da cor preta, a uma mentalidade antiga e de pessoas atrasadas: “Este é um preconceito totalmente infundado e que infelizmente, muitos mantêm esta superstição até os dias de hoje. Inclusive, o que é mais repudiante é que muitos aproveitam esse período para maltratá-los”, explica.

Ao contrário do que a crendice prega, Joana garante que os gatos pretos são amáveis, carinhosos, companheiros e super independentes: “não é a cor que limita ou condiciona qualquer tipo de sorte, ou falta dela, mas sim, a falta de bom-senso e amor”.

gato preto não dá azar, ele dá amor!

Atenção!

Vale lembrar que maus-tratos contra os animais é crime com a possibilidade de detenção, além de multa. O artigo 32 da Lei Federal 9605/98 (Lei dos Crimes Ambientais) prevê pena de três meses a um ano de detenção para quem praticar atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais.

Leia mais:
Virou Lei: wpp para denúncia de maus-tratos contra PCD no Amazonas
Explicando: as mudanças nas aposentadorias em 2023
Wilson Lima diz estar preocupado com Zona Franca de Manaus

 

Últimas Notícias

AM registra US$ 1,24 bilhão em comércio exterior em setembro

Alemanha é o Principal Destino das Exportações do Estado Em setembro de 2023, o Amazonas...

Explicando: Guerra fria por chips entre Estados Unidos e China

Nos últimos anos, o avanço de produtos que utilizam inteligência artificial e exigem elevado...

Explicando: pedágio eletrônico sem cancela

Nesta semana, os pedágios eletrônicos, chamados também de free flow ou pedágios sem cancela,...

Seca do Rio Madeira revela navio do século XIX em Manicoré

Restos de uma embarcação histórica foram descobertos na passagem do Pedral do Marmelo, no...

Mais como este

AM registra US$ 1,24 bilhão em comércio exterior em setembro

Alemanha é o Principal Destino das Exportações do Estado Em setembro de 2023, o Amazonas...

Explicando: Guerra fria por chips entre Estados Unidos e China

Nos últimos anos, o avanço de produtos que utilizam inteligência artificial e exigem elevado...

Explicando: pedágio eletrônico sem cancela

Nesta semana, os pedágios eletrônicos, chamados também de free flow ou pedágios sem cancela,...