Amazonas fortalece atuação jurídica em defesa da família com posse de representantes no IBDFAM
Na última sexta-feira (6), promotoras de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) foram oficialmente empossadas em cargos de liderança na diretoria da Seção Amazonas do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) para o biênio 2026-2027. A solenidade ocorreu às 15h no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), em Manaus.
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo no WhatsApp.
A promotora Luciana Toledo Martinho, titular da 37ª Promotoria de Justiça especializada em Direito de Família, assumiu a posição de 2ª vice-presidente da diretoria estadual do instituto. Já a promotora Renilce Helen Queiroz de Souza, titular da 35ª Promotoria de Justiça, foi empossada como presidente da comissão do MPAM no IBDFAM.
Além das promotoras, a nova diretoria inclui representantes de outras instituições do sistema de Justiça. Entre eles estão a defensora pública Kanthya Pinheiro, na função de 1ª vice-presidente; o defensor público Helom Nunes, como tesoureiro; e Cynthia Rocha, assessora jurídica do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), no cargo de secretária.
Objetivos da nova gestão e declarações
Para Luciana Toledo, integrar a diretoria do IBDFAM significa reforçar o papel do Ministério Público nas discussões sobre o Direito das Famílias e ampliar o diálogo com instituições e com a sociedade. “Nossa composição integra Defensoria, Ministério Público, Judiciário e advogados para promover um direito de família mais eficaz”, afirmou.
Renilce Helen ressaltou que a nova função representa uma oportunidade de fortalecer a proteção às famílias no Amazonas, com foco em debates técnicos e qualificação de profissionais.
A cerimônia também incluiu homenagens à ex-presidente da Seção Amazonas do IBDFAM, subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e Institucionais Anabel Vitória Pereira Mendonça de Souza, ao defensor público geral do Amazonas, Rafael Barbosa, ao professor José Russo — primeiro presidente do IBDFAM no estado — e ao ex-presidente do instituto, o juiz Gildo Alves.
Sobre o Instituto Brasileiro de Direito de Família
O IBDFAM é uma entidade sem fins lucrativos e de caráter técnico-científico, presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A instituição tem como missão desenvolver e divulgar o conhecimento sobre o Direito das Famílias, atuando como espaço de debate entre operadores do Direito, autoridades e sociedade civil.
Leia mais:
Governo federal confirma três novas infovias na Amazônia para conectar 40 municípios
Fapeam divulga resultado final do Programa Tecnova III no Amazonas
Supercomputador colocará Brasil no top 5 global de tecnologia e soberania digital
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook

