As empresas do Amazonas venderam R$ 1,8 bilhão pelo e-commerce entre 2016 e 2022, segundo levantamento inédito do Observatório do Comércio Eletrônico, plataforma do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançada nesta quinta-feira (11).
No Brasil, a movimentação de valores pelo comércio digital cresceu mais de cinco vezes em sete anos, saltando de R$ 35 bilhões, em 2016, para R$ 187 bilhões, em 2022. Por conta desse aumento expressivo em vendas digitais, o MDIC decidiu criar e disponibilizar ao público uma plataforma digital para mapear o setor.
A nova plataforma do Observatório do Comércio Eletrônico foi desenvolvida em parceria com a Receita Federal, cuja base de dados sobre a nota fiscal eletrônica alimenta a ferramenta disponível na internet.
Além de uma visão geral sobre as vendas eletrônicas no país, o painel também discrimina as categorias de produtos mais comercializados, os valores das transações, as unidades da federação de origem e destinatários dos bens e serviços negociados e tendências do setor.
Amazonas
No caso de Amazonas, os dados revelam que 81% das vendas foram para fora do estado. Destas, os destaques são para aparelhos de televisão, fornos de micro-ondas, máquinas de lavar louça e aparelhos de ar condicionado.
No mesmo período, os amazonenses fizeram compras online de outros estados no valor de R$ 2,65 bilhões, com predominância de aparelhos de celular, desktops e similares e cosméticos como desodorantes, águas de colônia e maquiagem.