sábado, setembro 7, 2024
31.3 C
Manaus
InícioGeralCâncer do colo de útero é o segundo que mais acomete mulheres...

Câncer do colo de útero é o segundo que mais acomete mulheres na região Norte

Publicado em

Publicidade

Em 2023 está estimado que surjam mais de 17 mil casos de câncer do colo de útero no Brasil. Na região Norte, o câncer do colo de útero é o segundo que mais acomete mulheres. O Amazonas teve 610 casos no ano de 2022, enquanto o Pará registrou 830, de acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Ainda de acordo com o Inca, em 2020, o câncer do colo de útero foi a primeira causa de óbito por câncer feminino na região Norte, com uma taxa de mortalidade de 9,52 mortes por 100 mil mulheres.

No país, o câncer do colo de útero é o terceiro com maior incidência entre as mulheres, conforme os dados do Instituto.

Em março é realizada a campanha “Março Lilás”, que conscientiza a população sobre esse tipo de câncer. Saiba mais sobre o diagnóstico e os serviços disponíveis no Amazonas para a prevenção da doença.

Sobre o câncer do colo de útero

A principal causa do câncer do colo de útero é a infecção persistente do Papilomavírus Humano (HPV), e atinge homens e mulheres. As inflamações atingem os órgãos genitais e, na maioria das vezes, se manifestam de forma leve, sem apresentar nenhum tipo de sintoma, mas vão se desenvolvendo lentamente no corpo até evoluir para o câncer do colo do útero.

Por conta disso, é importante que mulheres, de 25 a 64 anos, realizem o exame de Papanicolau anualmente, após o início da vida sexual. O teste é preventivo e capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces.

Uma das formas mais eficientes de prevenção é a vacina contra o HPV. No Amazonas, a vacinação gratuita é garantida pela Lei nº 3.872, de 20 de março de 2013. De acordo com a legislação, todas as meninas de 9 a 14 anos matriculadas nas escolas estaduais, municipais e privadas podem receber as três doses da imunização pela rede pública de saúde do estado. A vacina também está disponível para meninos de 9 a 14 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza o imunizante diariamente em 171 unidades básicas (UBS). De acordo com a Semsa, de janeiro a julho de 2022, 51.153 doses foram aplicadas na capital.

Para se vacinar, é preciso levar documento oficial de identificação e cartão de vacina, mas caso não tenha o cartão, o responsável pode resgatar as doses administradas na unidade de saúde onde realizava o acompanhamento. A lista com os endereços e horários de funcionamento podem ser conferidas aqui.

Outra forma de prevenir a transmissão do vírus é o uso de preservativos, já que o contágio ocorre por meio da relação sexual.

Legislação

O Amazonas possui algumas leis que amparam as mulheres com diagnósticos de câncer. São elas:

  • A Lei nº 5.817, de 31 de março de 2022, obriga a realização do exame de conização em hospitais públicos, para a prevenção e o tratamento do câncer de colo uterino. A conização é um procedimento no qual um pedaço do colo do útero, em formato de cone, é retirado para ser avaliado em laboratório. Essa análise é feita quando há a identificação de alguma alteração no resultado do exame preventivo, e pode confirmar ou não, o diagnóstico precoce de câncer.
  • A Lei nº 5.570, de 17 de agosto de 2021, assegura que o servidor público do Estado do Amazonas poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo de sua remuneração, nos dias em que estiver comprovadamente realizando exames preventivos de câncer. As faltas permitidas ficam limitadas a três, em cada período de 12 meses.

Serviços e campanhas

A prefeitura de Manaus irá intensificar a oferta de serviços de prevenção ao câncer, como a realização do exame preventivo Papanicolau e a vacinação contra o HPV.

Nos quatros sábados do mês de março, nove unidades de UBSs estarão abertas das 8h às 12h. E, durante a semana, a população pode procurar as UBSs de horário ampliado, que vão até às 21h.

As usuárias devem buscar o exame preventivo portando RG, CPF e Cartão Nacional de Saúde (CNS), e no caso da vacinação, é preciso apresentar um documento oficial de identificação e a caderneta de vacinação.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, também lançou a programação do Março Lilás nesta quarta-feira (01), com a intensificação da realização de exames e consultas ginecológicas no Hospital Delphina Aziz. De 6 a 10 de março, o hospital vai oferecer mais de 1.050 atendimentos de mamografia, ultrassom transvaginal e de mama, além de consultas ginecológicas (em caso de cirurgias).

O chefe de estado também afirmou que a construção do Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), na FCecon deve ser entregue no primeiro semestre de 2023. O Cepcolu terá quatro salas cirúrgicas e quatro consultórios para a realização do procedimento de conização.

Últimas Notícias

Manaus terá 928 novas moradias pelo Minha Casa, Minha Vida

A capital amazonense será beneficiada com a construção de 928 novas moradias pelo programa...

Diversidade cultural marca o agenda do fim de semana

O Agendão Cultural deste fim de semana, de 06 a 08 de setembro, oferece...

Dragagem do Rio Amazonas entre custará R$ 92,8 Milhões

O governo federal anunciou a empresa vencedora da licitação para a dragagem do Rio...

Procon-AM apreende 452 latas de leite em pó adulterado

O Procon-AM realizou, nesta quarta-feira, a apreensão de 452 latas de leite em pó...

Mais como este

Manaus terá 928 novas moradias pelo Minha Casa, Minha Vida

A capital amazonense será beneficiada com a construção de 928 novas moradias pelo programa...

Diversidade cultural marca o agenda do fim de semana

O Agendão Cultural deste fim de semana, de 06 a 08 de setembro, oferece...

Dragagem do Rio Amazonas entre custará R$ 92,8 Milhões

O governo federal anunciou a empresa vencedora da licitação para a dragagem do Rio...