quinta-feira, janeiro 22, 2026
31.3 C
Manaus
InícioGeralSociedadeCrime de policiais registrado por câmeras expõe furtos de armas e peças...

Crime de policiais registrado por câmeras expõe furtos de armas e peças durante operação no Rio

Publicado em

Publicidade

Câmeras corporais revelam crime de policiais do Choque e levam à prisão de cinco agentes no Rio de Janeiro

Crime de policiais do Batalhão de Choque foi identificado pela Corregedoria da Polícia Militar do Rio de Janeiro após a análise das câmeras corporais usadas durante a megaoperação nos Complexos do Alemão e da Penha, em outubro. As imagens divulgadas pelo Fantástico no domingo 30 mostraram furtos de armas, equipamentos e peças de veículos cometidos por agentes, o que resultou na prisão de cinco PMs na sexta-feira 28.

No total, dez policiais são investigados. Cinco deles tiveram mandados de busca e apreensão cumpridos. A investigação conduzida pela 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar conta com apoio do Ministério Público, que denunciou os envolvidos por peculato e avalia outras práticas irregulares, como a obstrução das câmeras corporais durante a ação.

Câmeras mostram furtos de fuzis, coletes e peças de carro

As gravações revelam que o sargento Marcos Vinícius encontrou um fuzil AK 47 dentro da cozinha de uma casa usada por traficantes e, junto com o sargento Charles, desmontou e escondeu a arma em uma mochila. O armamento não entrou no registro oficial de apreensões. Em outro caso, o sargento Diogo deixou de entregar um fuzil recuperado após confronto armado.

Agente da PM recolhe fuzil após troca de tiros. Arma não foi encontrada entre os objetos apreendidos. Foto: reprodução/Fantástico

A Corregedoria também identificou um policial do BOPE separando equipamentos como coletes e rádio comunicador para levar consigo. Além das armas, policiais foram filmados retirando retrovisores e a tampa do motor de uma caminhonete dentro da comunidade. Todas as peças furtadas foram colocadas em uma viatura.

Câmera corporal registra momento que agente retira tampa de motor de uma caminhonete encontrada na comunidade. Foto: reprodução/ Fantástico

A Polícia Militar informou que os agentes envolvidos responderão a processo administrativo disciplinar, além das ações judiciais em andamento. A corporação segue avaliando se outros agentes também praticaram irregularidades.

Megaoperação teve 113 prisões e 122 mortes

A ação nos Complexos da Penha e do Alemão é considerada a mais letal da história do Rio de Janeiro, com 113 prisões e 122 mortes, entre elas cinco policiais civis e militares. A operação faz parte de uma estratégia permanente do Governo do Rio para conter o avanço do Comando Vermelho.

A primeira fase tinha como objetivo cumprir 180 mandados de prisão, incluindo alvos de outros estados. O principal procurado era Edgard Alves Andrade, conhecido como Doca ou Urso, apontado como um dos líderes do tráfico na região. Ele conseguiu escapar e continua foragido.

O início da operação foi antecipado por causa de confrontos entre o Comando Vermelho e o Terceiro Comando Puro na comunidade da Pedreira, o que levou à mobilização de cerca de 2,5 mil policiais civis e militares.

Segunda fase mira logística e lavagem de dinheiro da facção

Na segunda fase da operação, um dos presos foi Cosme Rogério Ferreira Dias, empresário ligado ao ramo de reciclagem. Ele é apontado pela investigação como responsável pela construção das barricadas que impedem o acesso de moradores e agentes de segurança, além de gerir operações financeiras da facção.

Segundo a Polícia, ferros velhos controlados pelo grupo funcionavam como centros de lavagem de dinheiro, fornecimento de materiais e apoio logístico às barreiras instaladas nos complexos.

Leia mais:
Megaoperação no Rio tem policial morto, civis baleados e criminosos usando drones-bomba
Traficantes do Amazonas estão entre presos em megaoperação no Rio
Governo divulga perfil e nomes de 115 mortos em megaoperação no Rio de Janeiro

Siga nosso perfil no InstagramTiktok e curta nossa página no Facebook

📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

Últimas Notícias

Gonet arquiva pedido de suspeição de Toffoli no Caso Master

Procurador-geral da República afirma que os fatos já estão sob apuração do Supremo e...

Apex e Alcolumbre planejam missão à Europa para avançar acordo Mercosul-UE

Apex e Congresso articulam visita ao Parlamento Europeu para reforçar pressão política pela aprovação...

Delcy Rodríguez teria negociado cooperação com os EUA antes da captura de Maduro

Reportagem do The Guardian revela que Delcy Rodríguez e seu irmão garantiram apoio aos...

Conflito político em Boa Vista do Ramos termina com prefeito e vereador na delegacia

Divergência sobre ocupação do gabinete municipal resultou em agressões físicas e registro de boletim...

Mais como este

Gonet arquiva pedido de suspeição de Toffoli no Caso Master

Procurador-geral da República afirma que os fatos já estão sob apuração do Supremo e...

Apex e Alcolumbre planejam missão à Europa para avançar acordo Mercosul-UE

Apex e Congresso articulam visita ao Parlamento Europeu para reforçar pressão política pela aprovação...

Delcy Rodríguez teria negociado cooperação com os EUA antes da captura de Maduro

Reportagem do The Guardian revela que Delcy Rodríguez e seu irmão garantiram apoio aos...