A passagem do Ipaam em Autazes (a 113 quilômetros de Manaus) marcou a semana com um balanço positivo de 557 atendimentos diretos. Encerrada na última sexta-feira (28/11), a ação do programa “Ipaam Itinerante” integrou a programação da 24ª Feira Agropecuária e da 25ª Festa do Leite, levando serviços essenciais de licenciamento e conscientização ambiental para produtores rurais e estudantes do município.
O mutirão, realizado entre os dias 24 e 28 de novembro, teve como um dos principais destaques a emissão e retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), totalizando 203 atendimentos nesta modalidade. A iniciativa visa desburocratizar o acesso à regularidade ambiental no interior do estado.
Gustavo Picanço, diretor-presidente do Ipaam, enfatizou a importância estratégica dessa presença local. “O Cadastro Ambiental Rural é uma ferramenta fundamental para o planejamento ambiental e econômico do uso da terra e representa o primeiro passo para a obtenção da regularidade ambiental. Por meio dele, conseguimos integrar informações essenciais sobre as propriedades rurais, fortalecendo ações de conservação e combate ao desmatamento”, afirmou.
Impacto do Ipaam em Autazes na regularização rural
A ação contou com suporte logístico da Prefeitura de Autazes e parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Além do CAR, as gerências de Protocolo (GEPR) e de Controle Agropecuário (GCAP) do instituto ofereceram serviços como licenciamento ambiental, outorga de uso de recursos hídricos, declarações de inexigibilidade e recebimento de denúncias.
Segundo Silvana Pimentel, gerente de Controle Agropecuário, a regularização traz vantagens econômicas diretas. “O apoio aos produtores ajuda a manter as áreas de florestas conservadas em suas propriedades, oportunizando benefícios como os Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA)”, explicou.
O mutirão integra também o Projeto Floresta+ Amazônia, do Governo Federal, desenvolvido em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Pnud e o Fundo Verde para o Clima (GCF), incentivando boas práticas e conservação.
Educação ambiental nas escolas e na comunidade
Além dos serviços técnicos, a equipe de educação ambiental do Ipaam alcançou 354 alunos da rede pública de ensino. Na terça-feira (25/11), as atividades ocorreram na Escola Municipal Marquinha Cordovil Guimarães, seguidas por ações na Escola Municipal Alvina Tupinambá, na Vila Sampaio, na quarta-feira (26/11).
A agenda educativa também incluiu participação na rádio comunitária local, com orientações sobre prevenção a queimadas no programa “Sonho Verde”, e uma palestra no CETAM para o curso de Gestão Ambiental. O encerramento das atividades educativas ocorreu na própria Feira Agropecuária, sensibilizando visitantes e produtores.
Canais de denúncia
O Ipaam reforça que mantém canais abertos para denúncias de crimes ambientais em todo o estado. A Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa) disponibiliza o WhatsApp (92) 98557-9454 para o envio de informações, mantendo operações intensificadas para a proteção da fauna e flora do Amazonas.
Leia mais:
Ipaam distribui 200 mudas e reforça ações de sustentabilidade no Amazonas
Nova variedade de mandioca chega a Lábrea e deve gerar 9,6 mil mudas
Distribuição de 700 mil mudas de cacau impulsiona setor primário no Amazonas
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

