sexta-feira, dezembro 5, 2025
34.3 C
Manaus
InícioGeralSociedadeIpaam leva mutirão ambiental a Autazes e supera 500 atendimentos durante a...

Ipaam leva mutirão ambiental a Autazes e supera 500 atendimentos durante a Festa do Leite

Publicado em

Publicidade

A passagem do Ipaam em Autazes (a 113 quilômetros de Manaus) marcou a semana com um balanço positivo de 557 atendimentos diretos. Encerrada na última sexta-feira (28/11), a ação do programa “Ipaam Itinerante” integrou a programação da 24ª Feira Agropecuária e da 25ª Festa do Leite, levando serviços essenciais de licenciamento e conscientização ambiental para produtores rurais e estudantes do município.

O mutirão, realizado entre os dias 24 e 28 de novembro, teve como um dos principais destaques a emissão e retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), totalizando 203 atendimentos nesta modalidade. A iniciativa visa desburocratizar o acesso à regularidade ambiental no interior do estado.

Gustavo Picanço, diretor-presidente do Ipaam, enfatizou a importância estratégica dessa presença local. “O Cadastro Ambiental Rural é uma ferramenta fundamental para o planejamento ambiental e econômico do uso da terra e representa o primeiro passo para a obtenção da regularidade ambiental. Por meio dele, conseguimos integrar informações essenciais sobre as propriedades rurais, fortalecendo ações de conservação e combate ao desmatamento”, afirmou.

Impacto do Ipaam em Autazes na regularização rural

A ação contou com suporte logístico da Prefeitura de Autazes e parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Além do CAR, as gerências de Protocolo (GEPR) e de Controle Agropecuário (GCAP) do instituto ofereceram serviços como licenciamento ambiental, outorga de uso de recursos hídricos, declarações de inexigibilidade e recebimento de denúncias.

Segundo Silvana Pimentel, gerente de Controle Agropecuário, a regularização traz vantagens econômicas diretas. “O apoio aos produtores ajuda a manter as áreas de florestas conservadas em suas propriedades, oportunizando benefícios como os Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA)”, explicou.

O mutirão integra também o Projeto Floresta+ Amazônia, do Governo Federal, desenvolvido em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Pnud e o Fundo Verde para o Clima (GCF), incentivando boas práticas e conservação.

Educação ambiental nas escolas e na comunidade

Além dos serviços técnicos, a equipe de educação ambiental do Ipaam alcançou 354 alunos da rede pública de ensino. Na terça-feira (25/11), as atividades ocorreram na Escola Municipal Marquinha Cordovil Guimarães, seguidas por ações na Escola Municipal Alvina Tupinambá, na Vila Sampaio, na quarta-feira (26/11).

A agenda educativa também incluiu participação na rádio comunitária local, com orientações sobre prevenção a queimadas no programa “Sonho Verde”, e uma palestra no CETAM para o curso de Gestão Ambiental. O encerramento das atividades educativas ocorreu na própria Feira Agropecuária, sensibilizando visitantes e produtores.

Canais de denúncia

O Ipaam reforça que mantém canais abertos para denúncias de crimes ambientais em todo o estado. A Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa) disponibiliza o WhatsApp (92) 98557-9454 para o envio de informações, mantendo operações intensificadas para a proteção da fauna e flora do Amazonas.

Leia mais:
Ipaam distribui 200 mudas e reforça ações de sustentabilidade no Amazonas
Nova variedade de mandioca chega a Lábrea e deve gerar 9,6 mil mudas
Distribuição de 700 mil mudas de cacau impulsiona setor primário no Amazonas

Siga nosso perfil no InstagramTiktok e curta nossa página no Facebook

📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

Últimas Notícias

Caso Marielle: STF marca julgamento dos réus para fevereiro

Ministro Flávio Dino agendou as sessões da Primeira Turma para os dias 24 e...

Mulher é presa em Manaus suspeita de falsos implantes dentários

Uma mulher identificada como Gleyza Vasconcelos de Oliveira, de 42 anos, foi detida em...

Congresso aprova LDO 2026 com salário mínimo previsto de R$ 1.627

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias,...

Manaus realiza 4ª Mostra de Contação de Histórias

A Prefeitura de Manaus realizou, na última quinta-feira (4/12), a 4ª Mostra do Projeto...

Mais como este

Caso Marielle: STF marca julgamento dos réus para fevereiro

Ministro Flávio Dino agendou as sessões da Primeira Turma para os dias 24 e...

Mulher é presa em Manaus suspeita de falsos implantes dentários

Uma mulher identificada como Gleyza Vasconcelos de Oliveira, de 42 anos, foi detida em...

Congresso aprova LDO 2026 com salário mínimo previsto de R$ 1.627

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias,...