A Operação Corsário, da Polícia Civil do Amazonas, realizada nesta terça-feira (30), resultou na desarticulação de uma organização criminosa responsável pelo desvio de medicamentos e produtos hospitalares de unidades de saúde do estado. Conforme investigações policiais, o desvio era conduzido por um motorista lotado no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, visando a revenda clandestina dos produtos.
De acordo com a PC-AM, três pessoas foram presas pelo crime, incluindo o motorista e um suspeito de receptar os produtos. A prisão ocorreu no momento em que novos medicamentos desviados estavam sendo transportados para a residência do motorista. Mais de uma tonelada de medicamentos foi apreendida no local.
Operação Corsário
As investigações iniciaram há cerca de um mês, após denúncia da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). Durante esse período, a polícia identificou que o desvio era realizado por um servidor da secretaria, lotado como motorista do HPS 28 de Agosto.
Além disso, descobriu-se que um empresário, identificado como Antônio Lúcio Castro de Cena, cooperava com o motorista, intermediando as vendas clandestinas dos produtos desviados.
Ao longo de três semanas, os suspeitos foram monitorados enquanto transportavam os materiais até a residência do motorista.
O titular do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Cícero Túlio, explicou: “Tinha um motorista do 28 de agosto que pegava essas caixas e levava até a casa dele, uma segunda pessoa ia até o local buscar essas caixas e levava pro endereço de um terceiro, que seria esse empresário”.
Prisões
A polícia prendeu em flagrante o motorista e o empresário Antônio Lúcio, enquanto transportavam várias caixas de soro fisiológico furtadas do Hospital 28 de Agosto. Também foi detido um receptador dos produtos, que planejava revendê-los no interior do Amazonas.
Os suspeitos foram autuados por organização criminosa, furto qualificado, peculato doloso e receptação qualificada, ficando à disposição da Justiça.
Leia mais:
Eduardo Leite alerta para maior desastre enfrentado pelo Estado
CNU é neste domingo (5); confira orientações para o dia da prova
Brasileira que cria pontes para animais vence “Oscar da Ambiental”
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook