Atalaia do Norte recebe feira do pirarucu manejado e programação cultural entre os dias 2 e 6 de setembro
O município de Atalaia do Norte, no Alto Solimões, será palco do 3º Festival Cultural da Pesca Manejada (Fescpeman), que acontece de 2 a 6 de setembro. O evento valoriza a cultura ribeirinha e indígena, incentiva o turismo e fortalece a economia local, tendo como destaque a tradicional Feira do Pirarucu Manejado.
Neste ano, a feira contará com peixes provenientes do manejo autorizado pelo Ibama, realizados pelas etnias Mayuruna, Kanamari e Marubo, além das comunidades de São Gabriel e São Rafael, no rio Itacoaí. O festival integra produtores rurais, artesãos e manejadores de diferentes regiões do Vale do Javari.
Feira do pirarucu manejado terá venda a preços populares
A feira acontece diariamente, das 7h às 17h, na Praça da Mangueira, oferecendo ao público a oportunidade de comprar o quilo do filé de pirarucu por R$ 15. Para atender grandes compradores, haverá uma tenda exclusiva de negociação com os manejadores locais.
Concurso gastronômico e atrações culturais
Além da feira, o Fescpeman terá concurso gastronômico que elegerá o melhor prato feito com pirarucu, a escolha da Rainha do Festival 2025, apresentações culturais e shows musicais com os artistas Biel Loop e Silvinha Cristalina.
Sustentabilidade e valorização cultural
O Fescpeman é promovido pela Prefeitura de Atalaia do Norte e busca aliar preservação ambiental, geração de renda e valorização cultural. O evento se consolidou como um dos maiores do Alto Solimões, reunindo ribeirinhos, indígenas e produtores locais em torno do manejo sustentável do pirarucu.
*Com informações da Assessoria
Leia mais:
Homem é multado em R$ 140 mil por criação ilegal de tartarugas, pirarucus e tambaquis
“Pirarucu – o respiro da Amazônia” Concorre ao Panda Awards 2024
Brasileira que cria pontes para animais vence “Oscar da Ambiental”
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

