O governador Wilson Lima visitou as obras do Caic TEA Gilson Moreira, no Conjunto Mundo Novo, zona norte de Manaus. Prevista para ser entregue ainda em 2025, a unidade será o segundo centro estadual especializado no atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de até 11 anos, ampliando o suporte integral à saúde, educação e assistência social.
Segundo o governador, o novo Caic seguirá o mesmo padrão do Caic TEA José Contente, inaugurado em julho no bairro Jorge Teixeira, oferecendo salas sensoriais, consultórios adaptados, áreas de estimulação psicomotora e brinquedos inclusivos. “A previsão de entrega é até o final de outubro, consolidando uma referência não só para o Amazonas, mas também para o país”, afirmou Lima, acompanhado pelo deputado estadual Mário César Filho e pela secretária de Saúde, Nayara Maksoud.
As obras já atingiram 40% de execução e incluem revitalização completa do espaço, com pavimentação, drenagem, impermeabilização, novas instalações elétricas e hidráulicas, além de pintura e acabamento. O projeto integra o investimento do Fundo de Promoção Social (FPS) e prioriza ambientes que promovam a autonomia, integração sensorial e desenvolvimento das crianças, além de suporte às famílias.
Todas as terapias seguirão os princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), reconhecida internacionalmente como eficiente no acompanhamento de pessoas com TEA. A equipe multiprofissional oferecerá atendimento direto às crianças e orientação aos familiares, fortalecendo o vínculo e o aprendizado.
O Caic Gilson Moreira será a segunda unidade especializada em TEA da rede estadual, somando-se a um total de 10 Caics revitalizados pelo Governo do Amazonas. A meta da gestão é consolidar esses centros como referências em saúde infantil, com serviços modernos e acessíveis, garantindo cuidado integral a diferentes perfis de pacientes.
Leia mais:
Dia do Autismo: veja como solicitar Ciptea no Amazonas
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

