A Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), em Manaus, realizará realizará ações de testes rápidos gratuitos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, além de um simpósio voltado à atualização de profissionais da saúde ao longo do mês de dezembro.
As ações fazem alusão ao ‘Dezembro Vermelho’, campanha anual de conscientização sobre o HIV e a Aids. No dia 1° de dezembro, foi celebrado o Dia Mundial de Combate ao HIV/Aids, e os eventos de sensibilização da população se estenderão até o fim do ano.
O diretor-presidente da FMT-HVD, o médico infectologista Marcus Guerra, garante que a unidade de saúde é referência para o atendimento para as pessoas que vivem com o HIV:
“Na FMT desenvolvemos não apenas um local de excelência para o tratamento, mas um corpo de profissionais multidisciplinares para atender esse público. Hoje oferecemos também uma série de profilaxias e proteções para a população”, disse Marcus Guerra.
Testes rápidos e gratuitos
A primeira ação será no dia 4 de dezembro, das 9h às 15h, com testagem rápida aberta ao público no auditório do ambulatório da unidade, localizada na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste.
Outra ação de testagem será realizada no dia 9 de dezembro, no Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Ada Rodrigues, na avenida Brasil, bairro Compensa, zona oeste de Manaus, das 8h ao meio-dia.
Os testes rápidos emitem o resultado para os quatro diferentes vírus em apenas 30 minutos. Caso o resultado seja positivo, o paciente é encaminhado diretamente para atendimento médico na rede de saúde. Além disso, o serviço também está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Simpósio
No dia 12 de dezembro, será realizado o Simpósio Boas Práticas no Manejo HIV/Aids – Atualizações sobre HIV para Profissionais de Saúde. A ação contará com palestras e oficinas práticas para capacitar profissionais que atuam diretamente com pessoas vivendo com HIV/Aids.
O evento, que ocorrerá no auditório Wilson & Graça Alecrim, na FMT-HVD, será realizado em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Coordenação Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais, e a sociedade civil organizada.
A médica Aline Alencar, gerente de HIV/Aids e ISTs da FMT-HVD, explica que ações de conscientização são tão importantes quanto o tratamento de pessoas que vivem com o vírus.
“O Dezembro Vermelho é fundamental para sensibilizar e acolher as pessoas que vivem com HIV/Aids, além de combater o preconceito. Também é uma oportunidade para a população entender a relevância dos testes rápidos anuais e que é possível ter qualidade de vida mesmo vivendo com o HIV”, destacou.
Leia mais:
Campanha de conscientização sobre HIV começa hoje
Natal: Largo de São Sebastião terá árvore de 23 metros
Dólar fecha a R$ 6 pela primeira vez na história