O Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) promove, na próxima sexta-feira (05/12), a 10ª edição do Bazar das Mulheres Empreendedoras, encerrando o calendário de 2024 com uma programação especial de Natal. Nesta edição, 35 expositoras vão apresentar produtos como artesanato, alimentos, doces, itens temáticos natalinos, cosméticos, brechó e papelaria.
O Bazar é organizado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O evento será realizado das 14h às 20h, no espaço em frente à sede da UGPE, localizada na rua Jonathas Pedrosa, no Centro de Manaus, zona sul da cidade.
O secretário da Sedurb e UGPE, Marcellus Campêlo, enfatiza que o bazar fortalece o empreendedorismo entre as beneficiárias do programa.
“O Bazar das Empreendedoras faz parte da Política de Gênero do Prosamin+. As beneficiárias participam de capacitações e treinamentos, e comercializam seus produtos durante o bazar, fortalecendo a renda das famílias”, destaca.
Moradora da Comunidade da Sharp, na zona leste, a artesã Emilene Mariano, de 49 anos, reforça o impacto da iniciativa para quem participa.
“Participar das capacitações e do Bazar é fundamental para nós. Através da iniciativa, aprendemos estratégias simples que melhoram a divulgação e apresentação de nossos produtos. O bazar dá visibilidade ao nosso trabalho e fortalece as mulheres, mostrando que podem empreender e garantir o sustento de casa”, afirmou.

Capacitação e desenvolvimento
O fortalecimento do empreendedorismo feminino no Prosamin+ tem sido apoiado por atividades de qualificação. Na segunda-feira (05/12), 40 empreendedoras receberam certificados do curso “Inovar para crescer: estratégias simples para seu negócio”, ministrado nos dias 11 e 12/11 pelo professor Yan Cunha, especialista em Gestão de Inovação. A formação ocorreu no auditório da UGPE, com carga horária de 10 horas.
Segundo a subcoordenadora de Projetos Sociais da UGPE, Viviane Dutra, os resultados das ações comprovam o avanço das participantes ao longo das edições.
“Chegar à 10ª edição do Bazar mostra o avanço das mulheres desde o início da programação. Elas evoluíram em precificação, organização e confiança para empreender. Somado ao curso de qualificação, o Bazar abriu portas para novas oportunidades a essas mulheres, acesso a políticas públicas e discussões importantes, consolidando a sustentabilidade do programa Prosamin+”, ressaltou.
Ao longo das nove edições anteriores, o Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+ já somou 377 participações, além de 10 reuniões de acompanhamento voltadas ao desenvolvimento das expositoras.
Leia mais:
Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+ fortalece renda feminina
Amazonas autoriza mulheres a usarem armas de choque para defesa pessoal
MP investiga fala polêmica de vereadora que defendeu violência contra mulheres
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

