O Governo do Amazonas realizará, no dia 3 de dezembro, a primeira edição do “Natal Inclusivo – Acolher, celebrar e respeitar”, evento dedicado à acessibilidade e ao lazer de pessoas com deficiência. A iniciativa acontece a partir das 14h, no Palácio Rio Negro, Centro de Manaus, e marca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Organizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD), a programação será gratuita e contará com atrações preparadas para garantir participação plena do público PcD. O evento reunirá famílias, instituições e representantes da sociedade civil em um ambiente acessível, com apresentações musicais e teatrais, cabine de fotos, atividades interativas e visita do Papai Noel. Crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência também terão oferta de lanches durante o evento.

Segundo a titular da SEPcD, Selma Banes, a proposta é oferecer uma celebração natalina que elimine barreiras e permita a participação segura e confortável de todos.
“O Natal é para todos. Por isso escolhemos esse tema de ‘Acolher, celebrar e respeitar’, pois essas práticas também são meios de inclusão na sociedade e queremos proporcionar uma experiência natalina para que todas as pessoas com deficiência aproveitem a festa. Vamos contar com intérpretes de Libras, audiodescrição, atividades interativas e muito mais para todos”, destacou.
A data escolhida tem forte simbolismo: o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de estimular governos e sociedades a promover acessibilidade, políticas inclusivas e respeito aos direitos PcD. O evento reforça o compromisso estadual de ampliar a participação social e cultural desse público.
Leia mais:
Agendamentos para Mundo Encantado do Natal 2025 começam nesta terça
Manaus inicia Natal nas Águas com entrega de cestas a comunidades ribeirinhas
Balsa natalina leva maior Natal flutuante a 45 comunidades de Manaus
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

