Prosamin+ e Prosai Parintins ganham visibilidade em conferência sobre desenvolvimento urbano
Os programas Prosamin+ (Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior) e Prosai Parintins (Programa de Saneamento Integrado do Interior) foram apresentados durante a 9ª edição do curso KRISH – IDB Urban Development Academy (Kiuda), em Seul, na Coreia do Sul. A participação do Governo do Amazonas, representado por Daniella Jaime, secretária executiva de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e subcoordenadora da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), trouxe à tona as iniciativas bem-sucedidas do estado no cenário global.
Kiuda: Academia de Desenvolvimento Urbano
O Kiuda é um programa de capacitação promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com o governo sul-coreano e o Instituto para Pesquisa de Assentamentos Humanos da Coreia (KRIHS). Voltado para funcionários públicos de países da América Latina e do Caribe, o curso tem como objetivo aprimorar as habilidades técnicas e operacionais na criação, implementação e supervisão de políticas e projetos de desenvolvimento urbano e habitacional.
A programação do evento incluiu palestras, debates sobre políticas públicas e visitas técnicas, além de uma passagem pela Exposição Mundial de Cidades Inteligentes de 2024, em Seul. Daniella Jaime, que participou do evento a convite, compartilhou a experiência do Amazonas na execução de projetos ambientais e de urbanização.
Experiência do Amazonas como Referência
Durante o evento, Daniella Jaime destacou os resultados de mais de 17 anos de parceria com o BID, que permitiram ao Amazonas enfrentar desafios como enchentes, ocupações em áreas insalubres e a falta de saneamento básico. Ela também apresentou o Prosai Parintins, que será implementado em breve no interior do estado.
“O Prosamin+ e o Prosai são exemplos claros de como o Amazonas está trabalhando para melhorar as condições de habitação, urbanização e saneamento, preparando nossas cidades para serem mais sustentáveis e resilientes”, afirmou Jaime.
Aprendizados com a Coreia do Sul
Além de compartilhar as experiências do Amazonas, Daniella Jaime destacou o aprendizado proporcionado pelo curso. A Coreia do Sul, conhecida por seu modelo bem-sucedido de desenvolvimento urbano, ofereceu valiosas lições sobre planejamento e execução de políticas habitacionais.
“O curso focado em desenvolvimento urbano e habitação nos permitiu entender como a Coreia do Sul evoluiu até se tornar um exemplo global. São muitos aprendizados que podemos aplicar em nossos projetos no Amazonas”, ressaltou a secretária.
Impactos Locais dos Programas
O Prosamin+ e o Prosai, ambos financiados pelo BID, têm como objetivo melhorar a qualidade de vida em áreas urbanas e periféricas no Amazonas. Em Manaus, o Prosamin+ está transformando a região ao longo do igarapé do Quarenta, entre as comunidades da Sharp e Manaus 2000, com projetos de urbanização e saneamento. Já em Parintins, o Prosai está revitalizando a área da Lagoa da Francesa, beneficiando cinco bairros com urbanização, saneamento e o reassentamento de famílias que vivem em áreas de risco de alagamento.
Leia mais:
Amazonas Meu Lar terá subsídio de R$ 20 mil por unidade
Amazonas Meu Lar tem 1008 unidades inscritas na Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida
Aleam aprova empréstimo de R$ 348 milhões para obras do Prosai Parintins
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook