Polícia Civil revela nova linha de apuração sobre possível erro na intubação
O “Caso Benício” segue sob apuração pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), que investiga a morte do menino Benício Xavier de Freitas, de seis anos, ocorrida em 22 de novembro em um hospital particular de Manaus. Na manhã desta quinta-feira 04 de dezembro, o 24º Distrito Integrado de Polícia realizou uma acareação entre a médica e a técnica de enfermagem envolvidas no atendimento.
Segundo o delegado Marcelo Martins, o Caso Benício possui agora quatro linhas principais de investigação. As três primeiras já conhecidas analisam a responsabilidade da médica, da técnica de enfermagem e possíveis falhas estruturais no hospital. A quarta, apresentada nesta quinta, apura a hipótese de erro durante o procedimento de intubação que antecedeu o agravamento do quadro da criança.
O delegado afirmou que esta linha já vinha sendo considerada, mas novas informações reforçaram a necessidade de aprofundamento. Ele destacou que a PC-AM tem compromisso em esclarecer todas as circunstâncias do Caso Benício e avaliar responsabilidades de todos os envolvidos.
A médica confirmou ainda a veracidade das mensagens trocadas com outro profissional do hospital, cuja captura de tela foi divulgada recentemente.
Novas perícias e coleta de depoimentos
A Polícia Civil informou que novas perícias serão realizadas pelo Instituto Médico Legal com foco em pontos que possam esclarecer a evolução clínica da criança. A equipe também fará novos depoimentos com profissionais da Unidade de Terapia Intensiva para verificar se possíveis falhas na UTI podem ter contribuído para o desfecho do Caso Benício.
Além disso, uma análise técnica será conduzida no sistema interno do hospital para investigar se a plataforma pode ter alterado automaticamente prescrições de medicamentos. O técnico responsável pela tecnologia será ouvido, assim como integrantes da equipe médica e gestores da unidade de saúde.
Martins reforçou que todas as medidas estão sendo tomadas para concluir o inquérito com rigor e identificar de forma precisa as responsabilidades pela morte de Benício.
Leia mais:
Defesa muda versão sobre morte de Benício e cita broncoaspiração na UTI
Caso Benício: acareação tenta esclarecer aplicação de adrenalina
Caso Benício: defesa aponta falha do sistema
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

