segunda-feira, fevereiro 2, 2026
25.3 C
Manaus
InícioGeralSaúdeMorte de bebê em cirurgia no Amazonas gera suspeita sobre anestesia

Morte de bebê em cirurgia no Amazonas gera suspeita sobre anestesia

Publicado em

Publicidade

Um bebê de 1 ano e 7 meses morreu durante uma cirurgia no Hospital Municipal Eraldo Neves Falcão, em Presidente Figueiredo, no Amazonas. A mãe, Stefany Falcão Lima, afirma que o filho, Pedro Henrique Falcão, sofreu complicações após receber uma dose elevada de anestesia. O caso ocorreu em 11 de novembro e é investigado pela Polícia Civil.

Segundo Stefany, ela acompanhou o procedimento no centro cirúrgico. A mãe relata que a sedação inicial não funcionou e, diante disso, o anestesiologista Orlando Calendo Ignacio Astampo teria aumentado a quantidade dos medicamentos. Pouco depois, Pedro apresentou queda acentuada na saturação e não resistiu.

A família buscou atendimento inicialmente na Unidade Básica de Saúde, onde o bebê passou por avaliação para dores no ouvido. Durante o atendimento, o pediatra identificou fimose e iniciou tratamento. Dias depois, a criança retornou ao posto de saúde e foi encaminhada ao hospital, onde a cirurgia foi indicada.

A mãe também afirma que houve falha no suporte ventilatório durante o procedimento. Segundo ela, o anestesiologista teria iniciado a intubação sem oferta adequada de ventilação e não pediu auxílio imediato da equipe.

“Ao notar que a saturação e os sinais vitais de meu filho estavam caindo progressivamente, e percebendo a inércia do anestesiologista em buscar ajuda adequada, eu mesma pedi para a enfermeira do centro cirúrgico chamar o pediatra da unidade. O anestesiologista não pediu ajuda de forma proativa”, disse Stefany.

Documentos obtidos com a família mostram que o pediatra chegou à sala de cirurgia e iniciou manobras de reanimação. Ele também registrou que não recebeu resposta imediata do anestesiologista sobre as medicações aplicadas e que o espaço não possuía estrutura adequada para atender um paciente pediátrico.

O diretor clínico da maternidade, Daniel Mota, informou que o anestesiologista atuava na unidade desde 2020 ou 2021 e pediu exoneração após o caso.

“A nossa função é dar todos os esclarecimentos possíveis. Inclusive a mãe já tem acesso a prontuários, à documentação, a relatórios da equipe que participou do procedimento do paciente. Foi uma decisão dele em pedir exoneração. A gente já tem outro anestesista na unidade. Segundo ele, não tinha mais condições, até mesmo psicológicas, de continuar na unidade e ele mesmo pediu a exoneração”, afirmou.

Família teme fuga do médico

A advogada da família, Doracy Queiroz, diz que há preocupação quanto à possibilidade de o anestesiologista deixar o país.

“Impacta com certeza, visto que existe um risco iminente de fuga do médico, que inclusive é estrangeiro e pode se evadir para o exterior e dificultar a aplicação da lei em razão de sua conduta”, afirmou.

A defesa da família também aponta que o profissional estaria vendendo bens na cidade.

“Seria o caso até mesmo da apreciação do pedido de prisão preventiva, visto que ele inclusive encontra-se vendendo seus bens na cidade, desfazendo-se de sua empresa local, deixando clara sua intenção de se evadir da cidade”, disse.

Doracy acrescenta que isso pode prejudicar futuras medidas de reparação.

“A questão da venda também dos bens acaba impactando num pedido futuro de indenização para a família da vítima, pois o médico está dilapidando seu patrimônio. Caberia até a questão do bloqueio desses bens”, afirmou.

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o caso. A defesa do anestesiologista ainda não se manifestou.

*Com informações da Rede Amazônica

Leia mais:
Caso Benício: Polícia amplia investigação após acareação entre médica e técnica
Defesa muda versão sobre morte de Benício e cita broncoaspiração na UTI
Caso Benício: acareação tenta esclarecer aplicação de adrenalina

Siga nosso perfil no InstagramTiktok e curta nossa página no Facebook

📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui. 

 

Últimas Notícias

Novas regras do Pix passam a valer e ampliam ações contra golpes

O Banco Central (BC) iniciou, nesta segunda-feira (2), a implementação das novas diretrizes de...

Investimento em data centers impulsiona setor nuclear no Brasil

O setor nuclear brasileiro projeta um novo horizonte de crescimento impulsionado pela expansão acelerada...

Estudo revela que parcela dos adultos brasileiros dorme mal e acende alerta para saúde

A qualidade do sono tornou-se um dos principais indicadores de saúde pública após dados...

Unidades Móveis de Saúde da Mulher mantêm endereços de atendimento em Manaus

Estruturas itinerantes oferecem exames, consultas e preventivos em cinco zonas da capital; confira os...

Mais como este

Novas regras do Pix passam a valer e ampliam ações contra golpes

O Banco Central (BC) iniciou, nesta segunda-feira (2), a implementação das novas diretrizes de...

Investimento em data centers impulsiona setor nuclear no Brasil

O setor nuclear brasileiro projeta um novo horizonte de crescimento impulsionado pela expansão acelerada...

Estudo revela que parcela dos adultos brasileiros dorme mal e acende alerta para saúde

A qualidade do sono tornou-se um dos principais indicadores de saúde pública após dados...