Empreendimento no Pecém será um dos maiores do país e terá operação inicial em 2027.
TikTok anunciou um investimento de R$ 200 bilhões na construção de um data center no complexo portuário do Pecém, no Ceará, durante evento realizado nesta quarta-feira (3) com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O projeto, que será desenvolvido em parceria com a gestora Patria Investimentos, por meio da Omnia, e com a geradora de energia renovável Casa dos Ventos, será totalmente abastecido por energia eólica.
Segundo autoridades do governo federal e representantes da empresa, esta é a primeira vez que o TikTok confirma oficialmente o valor do investimento, considerado um dos maiores já anunciados por uma empresa de tecnologia no país.
Data center da Tiktok terá energia exclusiva de novos parques eólicos
De acordo com a diretora de Políticas Públicas do TikTok no Brasil, Mônica Guise, o empreendimento representa um marco estratégico para a expansão da plataforma no país.
“Esse projeto é um investimento histórico para a empresa no Brasil, é um investimento de mais de R$200 bilhões e é um passo fundamental que reflete o compromisso da empresa com o Brasil, que é um dos mercados digitais mais dinâmicos do mundo.”
O data center será construído em fases e terá consumo inicial de 300 megawatts (MW), quantidade suficiente para abastecer uma cidade de cerca de 500 mil habitantes. A previsão é que entre em operação em 2027.
Ainda segundo Mônica Guise:
“Junto com nossos parceiros locais, a Omnia e a Casa dos Ventos, o nosso data center vai usar energia 100% limpa, energia eólica de parques que estão sendo construídos agora especialmente para este projeto.”
O data center do TikTok no Pecém já conta com autorizações importantes, incluindo a permissão para prestação de serviços de exportação de dados. Em abril, a Reuters havia antecipado, com exclusividade, as negociações da ByteDance, controladora da plataforma, para instalação da estrutura no Ceará.
Leia mais:
Tecnologia em 2026 deve acelerar automação, segurança digital e sustentabilidade empresarial
Bayer anuncia nova semente de soja com tecnologia avançada para produtores do Brasil
Chip ocular que devolve visão deve chegar ao mercado em 2026
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

