O imbróglio envolvendo a atividade de exploração do potássio no município de Autazes, a 112 quilômetros de Manaus, será atualizado nesta segunda-feira (8) pelo governador do Amazonas, Wilson Lima. A informação foi divulgada à imprensa por meio de aviso de pauta.
A cidade de Autazes detém uma das maiores jazidas de potássio do mundo, minério usado principalmente na agricultura. A meta do projeto é fornecer, a partir de 2027, 20% da necessidade de potássio do Brasil, que hoje importa 98% do que precisa.
Na ocasião, o governador irá detalhar o andamento do projeto, que prevê a geração de até 1,3 mil empregos, com 80% de mão de obra local, além de 16 mil trabalhos indiretos.
Questão indígena envolvendo a exploração de potássio
No dia 25 de setembro de 2023, lideranças indígenas do povo Mura de Autazes, que representam 36 aldeias e cerca de 12 mil indígenas estiveram na sede do governo do Amazonas para entregar ao governador Wilson Lima uma ata e relatório da Assembleia Geral, ocorrida no município, nos quais consta a decisão pela aceitação e implantação do Projeto Potássio Autazes, que contou com o apoio declarado de 90% de indígenas do povo Mura.
Leia mais:
Governador do Amazonas defende exploração do potássio
Governador busca apoio alemão para preservação da Amazônia
ZFM: empresários chineses sondam Suframa para investir
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook