A Prefeitura de Manaus anunciou, nesta quinta-feira (9) o investimento de mais de R$ 6 milhões nas escolas de samba dos Grupos Especiais “A” e “B”, e 109 blocos de rua espalhados por todas as zonas da capital amazonense selecionados por meio de edital.
Como forma de incentivar a classe cultural e resgatar os tradicionais movimentos folclóricos dos bairros da cidade, o anúncio foi feito durante o lançamento das ações integradas que serão realizadas durante o período do “Carnaval de Manaus 2023”, previsto para o período de 10 de fevereiro a 25 de março.
De acordo com dados disponibilizados pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), mais de 65 mil pessoas prestigiam os desfiles das Escolas de Samba de Manaus, gerando cerca de 20 mil postos de trabalho na cadeia produtiva da cultura, sendo 4.500 diretamente ligados às escolas.
Outro público beneficiado são os das bandas e blocos de rua. No total, 109 foram contemplados pelo edital, sendo 50 de pequeno porte, 49 de médio porte e 10 de grande porte.
Abertura
Criado pelo Instituto de Inovação Desportiva e Cultural da Amazônia (Idama) e União das Escolas de Samba do Estado do Amazonas (Uesam), nesta quinta-feira (9) a partir das 19h, acontece o “Carnaval do Povão”.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Manaus e governo do Amazonas. Essa é a oportunidade do primeiro desfile para cinco novas agremiações. A ação acontecerá na praça Mindu Norte, localizado na alameda Alphaville, bairro Novo Aleixo, zona Norte.