quinta-feira, abril 17, 2025
33.3 C
Manaus
InícioPoderTrump eleva taxas contra a China para 125% e pausa tarifas para...

Trump eleva taxas contra a China para 125% e pausa tarifas para outros 75 países

Publicado em

Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou em uma rede social nesta quarta-feira (9) que aumentará as taxas cobradas sobre produtos importados da China para 125%. De acordo com Trump, a medida tem efeito imediato.

O anúncio foi feito pelo presidente norte-americano um dia após declarações do presidente da China, Xi Jinping, dizendo que a economia chinesa “pode suportar ventos fortes e tempestades”.

“A economia chinesa é um oceano, não um pequeno lago. Tempestades podem virar um pequeno lago, mas não podem virar o oceano”, disse o mandatário chinês.

Guerra comercial EUA x China

Donald Trump, incialmente, aplicou uma tarifa de 54% sobre os produtos importados da China. A medida fez parte do que está sendo chamado de ‘Tarifaço’, e envolve a aplicação de taxas de importação para todos os países que venderem produtos para os Estados Unidos. O Brasil, um dos afetados pela medida, recebeu uma tarifa fixa de 10%.

Em resposta aos movimentos econômicos de Donald Trump, a China anunciou uma tarifa recíproca de 34% sobre a importação de produtos e insumos estadunidenses.

Contrariado, o governo Trump anunciou que as taxas para a China passariam a ser de 104%. Xi Jinping, então, dobrou a aposta e anunciou uma taxa de 84% sobre produtos dos EUA. Por fim, Trump anuciou hoje que a taxa sobre produtos chineses passará a ser de 125%.

Pausa em tarifas de outros países

Na mesma decisão, Trump anunciou uma pausa nas tarifas de 75 países que haviam sido taxados inicialmente, mas que teriam “entrado em contato com Representantes dos EUA” para discutir a questão, e evitaram retaliar contra a medida.

O Brasil não é um dos países que será afetado pela pausa, e as tarifas de 10% ainda continuam pelo período de 90 dias que foi inicialmente firmado por Trump.

Além disso, a diminuição das taxas após a pausa também não vale para o Brasil, já que as tarifas serão reduzidas para 10% — cota na qual o Brasil já se encontra.

Confira a nota de Trump na íntegra

Mensagem de Donald Trump na rede social Truthsocial.
Mensagem de Donald Trump na rede social Truthsocial. FOTO: Reprodução

Tradução:

“Baseado na falta de respeito que a China tem mostrado pelo mercado mundial, eu estarei aumentando a tarifa cobrada à China pelos Estados Unidos para 125%, com efeito imediato. Em algum momento, espero que num futuro próximo, a China perceberá que os dias de tirar proveito dos EUA e de outros países não são mais sustentáveis ou aceitáveis.

Por outro lado, baseado no fato de que mais de 75 países entraram em contato com representantes dos Estados Unidos, incluindo o Departamento de Comércio, Tesouro e o Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR), para negociar uma solução sobre os assuntos que foram discutidos a respeito do Comércio, Barreiras Comerciais, Tarifas, Manipulação de Câmbio e Tarifas Não Monetárias, e [no fato de] que esses países não — sob minha forte recomendação — retaliaram de forma alguma contra os Estados Unidos, eu autorizei uma PAUSA de 90 dias e uma diminuição substancial na Tarifa Recíproca durante esse período, para 10%, com efeito imediato. Obrigado por sua atenção neste assunto!”

Leia mais:
Trump diz que taxará aço e alumínio; Brasil é segundo maior fornecedor
China diz ser “resiliente” e prepara respostas a tarifas de Trump
Após taxações de Trump, Congresso aprova lei que autoriza tarifas recíprocas

Siga nosso perfil no InstagramTiktok e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Governo Federal lança registro nacional de animais de estimação

Tutores de cães e gatos já podem registrar seus bichos de estimação e emitir,...

Wilson Lima anuncia reajuste para servidores da Segurança Pública

O governador Wilson Lima anunciou, nesta quarta-feira (16), o reajuste salarial de 9,41%, somando...

Preço de peixes aumenta até 100% durante a Semana Santa

Aumento de preços foi atribuído à baixa oferta de espécies, mas consumidores associam à...

Olaria é multada por descarte irregular em área de preservação

Ipaam identificou resíduos sólidos e argila lançados às margens do rio Negro, em Iranduba O...

Mais como este

Governo Federal lança registro nacional de animais de estimação

Tutores de cães e gatos já podem registrar seus bichos de estimação e emitir,...

Wilson Lima anuncia reajuste para servidores da Segurança Pública

O governador Wilson Lima anunciou, nesta quarta-feira (16), o reajuste salarial de 9,41%, somando...

Preço de peixes aumenta até 100% durante a Semana Santa

Aumento de preços foi atribuído à baixa oferta de espécies, mas consumidores associam à...