sábado, setembro 7, 2024
36.3 C
Manaus
InícioGeralFila quilométrica no Delphina Aziz deixa mais de 1 mil pessoas esperando...

Fila quilométrica no Delphina Aziz deixa mais de 1 mil pessoas esperando por atendimento

Publicado em

Publicidade

O Hospital Delphina Aziz, localizado na Zona Norte de Manaus, enfrentou uma extensa fila que se estendia desde a unidade de saúde até a Avenida Torquato Tapajós nesta sexta-feira (9). De acordo com relatos de parentes e pacientes, essa situação ocorreu devido ao agendamento de várias consultas para o mesmo dia.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) afirmou que após um pico no número de pacientes nas primeiras horas da manhã, o atendimento para consultas, exames e serviços de fisioterapia no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz estava ocorrendo dentro da normalidade.

A fila no local chegou a se estender desde a recepção do hospital até a Avenida Torquato Tapajós, totalizando aproximadamente 1 mil pessoas em fila. Entre os pacientes na fila, havia aqueles em busca de atendimento oftalmológico, endocrinológico e de outras áreas médicas.

A fim de lidar com a situação, a unidade de saúde implementou algumas medidas, como estender o prazo para atendimento em até 15 dias no caso de ausência do paciente à consulta, ampliar as marcações e as ofertas de serviços, entre outras ações.

O que diz a SES-AM

A Secretaria de Saúde emitiu uma nota em resposta à fila formada no hospital, destacando que o Hospital Delphina Aziz atende, em média, 600 pessoas diariamente. Além disso, a secretaria ressaltou que, na guia de agendamento de consulta ambulatorial, os pacientes são informados sobre o horário de atendimento, enfatizando que não há necessidade de chegar à unidade com muita antecedência.

A secretaria reforçou a importância de aguardar a confirmação da consulta por meio de contato telefônico (SMS e WhatsApp), destacando que esse procedimento é padrão na unidade de saúde.

Confira a nota da Secretaria na íntegra:

A Secretária de Estado de Saúde (SES-AM) informa que, após um pico no fluxo de pacientes nas primeiras horas da manhã, nesta sexta-feira (09/06), o atendimento para consultas, exames e serviços como fisioterapia do Hospital e Pronto-Socorro Dr. Delphina Aziz, ocorre dentro da normalidade. A unidade providenciou tendas e cadeiras para acomodar os pacientes, enquanto eles eram orientados pela equipe de assistencial sobre o atendimento.

A SES informa que, diariamente, o hospital atende, em média, 600 pessoas. Neste mês de junho, em virtude do elevado índice de absenteísmo, o hospital ampliou a oferta de marcações em 48%, tomando como base as faltas registradas no mês anterior. A unidade de saúde, que é referência de atendimento assistencial, segue trabalhando para melhorar cada vez mais os fluxos e o atendimento à população.

Por conta do absenteísmo , o hospital adotou uma série de iniciativas para combater estas ausências, entre elas a extensão do prazo para atendimento em até 15 dias em caso de falta do paciente à consulta; ampliação das marcações; ampliação das ofertas de serviços, entre outros.

Vale reforçar que, na guia de agendamento de consulta ambulatorial, o paciente é informado sobre a hora do atendimento, não havendo necessidade de chegar à unidade com muita antecedência. É importante ressaltar, ainda, que o paciente aguarde a confirmação de consulta via contato telefônico (SMS e WhatsApp), como é padrão na unidade de saúde.

Nesta sexta-feira, a equipe do hospital aproveitou para realizar a atualização cadastral das pessoas que aguardavam o atendimento, uma vez que muitas estavam com os números de telefones desatualizados.

Leia mais:
Hospital Francisca Mendes zera fila de cirurgias cardíacas pediátricas
Hospital Adriano Jorge lança novo edital para bolsas do Paic
Pesquisa no AM: substância pode ser útil no tratamento de leucemias

Últimas Notícias

Amazonas registra 174 prisões por prática de crimes ambientais

O Governo do Amazonas, intensificou, nas últimas 72 horas, as ações da Operação Tamoiotatá...

Bolsonaro chama Alexandre de Moraes de ditador em ato de 7 de setembro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou, neste sábado (7), de um ato contra o...

Maria de Fátima é medalha de bronze nas Paralimpíadas 2024

A paratleta amazonense Maria de Fátima, que representou o estado nas disputas do halterofilismo...

Lavagem nasal pode diminuir efeitos do ar seco, dizem especialistas

A lavagem nasal pode ser a maior aliada da população brasileira nesse momento histórico...

Mais como este

Amazonas registra 174 prisões por prática de crimes ambientais

O Governo do Amazonas, intensificou, nas últimas 72 horas, as ações da Operação Tamoiotatá...

Bolsonaro chama Alexandre de Moraes de ditador em ato de 7 de setembro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou, neste sábado (7), de um ato contra o...

Maria de Fátima é medalha de bronze nas Paralimpíadas 2024

A paratleta amazonense Maria de Fátima, que representou o estado nas disputas do halterofilismo...