Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que enfrentaram problemas logísticos durante a aplicação das provas ou estavam com doenças infectocontagiosas previstas no edital podem solicitar a reaplicação do exame. O pedido deve ser feito diretamente na Página do Participante, conforme orientações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
De acordo com o Inep, cada solicitação será analisada individualmente. Entre as situações consideradas válidas estão os chamados “fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior”, que possam ter prejudicado a realização das provas. Entre eles:
-
Desastres naturais, como enchentes ou deslizamentos, que comprometam o acesso ou a estrutura do local de prova;
-
Falta de energia elétrica, quando afetar a iluminação e impossibilitar a visibilidade das questões;
-
Erros na aplicação do exame, desde que comprovadamente tenham causado prejuízo ao participante.
Um exemplo recente ocorreu em Rio Bonito do Iguaçu (PR), onde o Enem foi suspenso após a passagem de um tornado que destruiu parte da cidade na sexta-feira (7).
Prazo e consulta
A solicitação deve ser feita no site enem.inep.gov.br/participante, onde também será possível acompanhar a aprovação ou rejeição do pedido. O Inep reforça que o candidato não poderá fazer a prova fora dos locais, datas e horários definidos.
“O não comparecimento às provas nas datas e nos horários informados pelo Inep caracterizará ausência do participante, não havendo segunda oportunidade para a realização das provas”, destacou o instituto.
As provas de reaplicação do Enem 2025 estão marcadas para os dias 16 e 17 de dezembro.
*Com informações da Agência Brasil
Leia mais:
Candidato é eliminado do Enem em Manaus após relógio emitir som
Amazonas tem maior número de inscritos indígenas no Enem
Novo aplicativo MEC Enem oferece simulados e correção de redação com inteligência artificial
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

