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Relatório do Ministério dos Transportes diz que pavimentação da BR-319 é viável

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Um relatório finalizado pelo Ministério dos Transportes concluiu que a pavimentação da BR-319 é tecnicamente viável e ambientalmente sustentável. A informação foi publicada pelo Valor Econômico nesta terça-feira (11). O relatório será apresentado em Brasília ainda hoje, informou o Ministério.

Em sua conta no X, o governador Wilson Lima comemorou os resultados do relatório:

“Parabenizo o grupo de trabalho pelo relatório e coloco o Estado à disposição para agilizar esse processo no que for necessário. A BR-319 é fundamental para o desenvolvimento social e econômico da Amazônia e do Brasil. Vamos pra cima”, escreveu Wilson, que também participou da primeira reunião do grupo de trabalho do Ministério dos Transportes em Brasília.

Pavimentação da BR-319

A obra, que visa integrar o Amazonas ao sistema rodoviário nacional, tem um investimento estimado em R$ 2 bilhões. De acordo com o Valor Econômico, o relatório sugere medidas para assegurar a preservação ambiental, um ponto de controvérsia dado que a rodovia atravessa os estados do Amazonas e Rondônia.

Para proteger a biodiversidade da região, o grupo de trabalho recomendou cercar 500 quilômetros do “trecho do meio”, monitorar a via e instalar 172 passagens para a travessia segura de animais. A pavimentação é defendida pelo governador Wilson Lima, que vê a obra como crucial para o estado e para o Brasil.

A BR-319, com cerca de 918 quilômetros de extensão, conecta as capitais Manaus e Porto Velho, além de outras regiões do Brasil. No entanto, grande parte do trecho central da rodovia não é pavimentado.

O relatório será apresentado na Casa Civil durante uma reunião que definirá os próximos passos do projeto. Os estudos para a obra foram incluídos no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

MMA propôs exigências à obra

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, é uma das críticas da forma de condução da obra pelo governo federal. Em entrevista concedida À CNN em maio, Marina defendeu a exigência de uma “Avaliação Ambiental Estratégica” antes de prosseguir com a obra:

“Ali é típico e característico de uma Avaliação Ambiental Estratégica. Você não vai fazer a licença olhando só o empreendimento. Tem que ver toda a área de abrangência: como isso vai repercutir nas terras indígenas, em desmatamento”, disse a ministra.

Acordo de cooperação

O secretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Benevides, informou que está previsto um acordo de cooperação técnica entre o Ibama, ICMBio, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, entre outros órgãos.

No ano passado, o Governo do Amazonas apresentou ao Governo Federal suas demandas prioritárias, incluindo a pavimentação e modernização da BR-319, a revitalização de aeródromos do interior e a revitalização do Porto de Manaus.

* Com informações do Valor Econômico

Leia mais:
BR-319: a polêmica reação de Plínio ao alerta científico
Ministro dos Transportes diz estar “otimista” sobre BR-319
Recomposição e reconstrução da BR-319 voltam à cena na Aleam

 

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