sábado, setembro 7, 2024
33.3 C
Manaus
InícioPoderOmar promete: "ZFM não será prejudicada em nada" pela reforma tributária

Omar promete: “ZFM não será prejudicada em nada” pela reforma tributária

Publicado em

Publicidade

Em resposta ao texto da reforma tributária aprovado na Câmara dos Deputados na última quarta (10/07), o senador amazonense Omar Aziz (PSD) reafirmou na manhã de hoje (11) que a bancada do Amazonas no Senado está determinada a proteger a Zona Franca de Manaus (ZFM).

O que disse Omar

Omar Aziz vinha alertando desde o início da semana que qualquer texto que prejudicasse a ZFM seria derrubado no Senado. Após a votação, Omar, que conversou com o presidente Lula ainda na manhã de hoje, afirmou:

“Pode assegurar: a ZFM não será prejudicada em nada. Tudo o que eles não fizeram na Câmara nós vamos fazer no Senado. O que nossos sete deputados não conseguiram, nós vamos conseguir no Senado”.

No início da semana, Omar prometeu travar o andamento do texto-base da reforma tributária caso os pedidos da bancada em proteção à ZFM não sejam atendidos. Na ocasião, ele prometeu que a proposta não avançará no Senado “enquanto não resolver o problema da Zona Franca”.

Financiamento de fundos do estado

Uma das exigências de Omar Aziz foi atendida pela Câmara: a inclusão de políticas de financiamento dos fundos que dependem das contribuições pagas pelas empresas do polo industrial, como o fundo que atribui recursos à Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento Social (FMPES) e o Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI).

Setores prejudicados

Mesmo com as políticas de financiamento de fundos, a votação da reforma tributária prejudicou dois setores importantes de produção da ZFM: o de ar-condicionado e o de áudio e vídeo. O texto aprovado na Câmara inclui as duas categorias como produtos que terão 55% de crédito presumido, em vez dos 100% atuais.

Isso, na prática, tornaria os produtos importados mais competitivos que os nacionais. Sem suas vantagens competitivas, a diminuição do poder competitivo de produtos responsáveis por uma parcela considerável da produção da ZFM resultaria em prejuízo para a economia do estado, que depende das isenções para atrair e manter indústrias.

Pauderney também se pronuncia

Durante a reunião com a bancada, o deputado federal Pauderney Avelino (União) relatou que, além dos fundos, foi discutida a questão dos créditos presumidos nas entradas e saídas de produtos do estado do Amazonas. Para ele, garantir a competitividade dos produtos da ZFM é fundamental:

“Essas operações precisam ser atendidas dentro daqueles benefícios que são dados pelo governo do estado hoje. Por exemplo, quatro tipos de produtos, que são os bens finais, televisor, por exemplo, 55%; os bens de capital com 75%, os bens intermediários com 90,25% e bens de informática com 100%. Nós precisamos, para garantir a competitividade desses produtos, levar o crédito para fora de Manaus também, o crédito que é gerado pelo imposto que será cobrado lá no destino”, disse Pauderney.

Como votaram os deputados amazonenses?

Na votação da noite de quarta, o texto-base da reforma tributária — sem atender a maior parte das solicitações da bancada do Amazonas em relação à ZFM — foi aprovado com 336 votos a favor e 142 contra, além de duas abstenções.

Dos oito deputados que representam o Amazonas na Câmara, sete votaram contra a proposta pela falta de políticas de proteção da Zona Franca; apenas o deputado Silas Câmara (Republicanos), aliado à cúpula de Arthur Lira (União-AL), votou a favor do texto sem ajustes. Confira a lista completa:

  • Adail Filho: NÃO
  • Amom Mandel: NÃO
  • Átila Lins: NÃO
  • Capitão Alberto Neto: NÃO
  • Pauderney Avelino: NÃO
  • Saullo Vianna: NÃO
  • Sidney Leite: NÃO
  • Silas Câmara: SIM

Leia mais:
Farmácia Popular distribuirá 39 medicamentos gratuitamente a partir de hoje (10); confira lista

Lula é aprovado por 54% dos eleitores e reprovado por 43%, diz Quaest
Texto-base da reforma tributária é aprovado na Câmara; carnes ficam isentas de imposto

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

 

Últimas Notícias

Maria de Fátima é medalha de bronze nas Paralimpíadas 2024

A paratleta amazonense Maria de Fátima, que representou o estado nas disputas do halterofilismo...

Lavagem nasal pode diminuir efeitos do ar seco, dizem especialistas

A lavagem nasal pode ser a maior aliada da população brasileira nesse momento histórico...

Amazônia concentra 1.558 focos de incêndio

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 2.758 focos de incêndios, de acordo com...

Manaus terá 928 novas moradias pelo Minha Casa, Minha Vida

A capital amazonense será beneficiada com a construção de 928 novas moradias pelo programa...

Mais como este

Maria de Fátima é medalha de bronze nas Paralimpíadas 2024

A paratleta amazonense Maria de Fátima, que representou o estado nas disputas do halterofilismo...

Lavagem nasal pode diminuir efeitos do ar seco, dizem especialistas

A lavagem nasal pode ser a maior aliada da população brasileira nesse momento histórico...

Amazônia concentra 1.558 focos de incêndio

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 2.758 focos de incêndios, de acordo com...