A Prefeitura de Manaus volta a oferecer Coronavac para esquema primário de vacinação contra a Covid-19. A vacina está disponível em 13 unidades de referência gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), distribuídas em todas as zonas da área urbana da capital.
A oferta da Coronavac atende a estratégia da Semsa Manaus de imunização contra a Covid-19, suprindo a falta do imunizante Pfizer adulto na rede municipal de saúde. A vacina está sendo indicada para pessoas a partir de 12 anos de idade, como primeira ou segunda dose do esquema vacinal primário.
A intercambialidade das vacinas
A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, explica que a intercambialidade das vacinas é prevista na Nota Técnica nº 53/2003, do Ministério da Saúde. “No caso da aplicação como segunda dose, é preciso observar o prazo de intervalo recomendado para a vacina utilizada na primeira dose, seja ela Pfizer, Janssen, AstraZeneca ou a própria Coronavac”, informa.

“Embora recomende a aplicação do mesmo imunizante na primeira e segunda doses do esquema básico, o ministério admite a aplicação de vacinas diferentes, nos casos de falta daquela que foi utilizada na primeira aplicação ou de contraindicações específicas”, aponta Isabel.
Outras vacinas disponíveis
Além das vacinas monovalentes, utilizadas como 1ª e 2ª doses para pessoas com idade a partir de 6 meses, e como dose de reforço para adolescentes de 12 a 17 anos que não integram grupos prioritários, a Semsa continua ofertando a vacina bivalente, como primeira dose de reforço para todas as pessoas a partir de 18 anos e adolescentes de grupos com maior vulnerabilidade a formas graves da Covid-19.

A vacina bivalente também está disponível nas unidades da rede municipal como segunda dose de reforço para idosos a partir dos 60 anos e pessoas imunossuprimidas a partir dos 12 anos.
Consulta sobre as doses
Para se informar quanto às doses de vacina recebidas e a receber, os usuários podem consultar a plataforma online Imuniza Manaus, bastando informar o número do CPF.

Confira as unidades de referência para aplicação da Coronavac e seus horários de funcionamento:
Zona Norte
Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/n, Lago Azul – 8h às 17h
USF Áugias Gadelha – Rua A, s/n, conjunto Ribeiro Júnior, Cidade Nova – 8h às 20h
USF Sálvio Belota – Rua Samambaia, 786, Santa Etelvina – 8h às 20h
Zona Sul
Clínica da Família Dr. Antônio Reis – Rua Escandinávia, s/n, São Lázaro – 8h às 17h
USF Lourenço Borghi – Travessa S6, s/n, Japiim – 8h às 17h
USF José Rayol dos Santos – Av. Constantino Nery, s/n, Flores – 8h às 20h
Zona Leste
Clínica da Família Severiano Nunes – Rua das Dálias, s/n, Jorge Teixeira – 8h às 17h
USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/n, São José Operário – 8h às 20h
USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, s/n, Zumbi dos Palmares – 8h às 20h
Zona Oeste
UBS Lindalva Damasceno (UBS Móvel) – Rua Linária, s/n, Tarumã (ao lado da escola municipal Maria Serafina Sinque) – 8h às 17h
Policlínica Djalma Batista – Rua Teotônio Vilela, s/n, Compensa – 8h às 17h
USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/n, Glória – 8h às 20h
USF Leonor de Freitas – Av. Brasil, s/n, Compensa – 8h às 20h
Leia mais:
Manaus: confira os 74 locais de vacinação contra Covid-19 em janeiro
Prefeitura aumenta IPTU em 3,74% e mantém sorteio de prêmios
Manaus receberá concurso público da Petrobras; confira a lista de cidades