A creche municipal Magdalena Arce Daou, localizada no bairro Santa Luzia, zona Sul de Manaus, conquistou destaque nacional ao vencer a categoria Educação Infantil do 26º Prêmio Arte na Escola Cidadã. O reconhecimento foi obtido com o projeto “IncluARTE TEArios e Terrários: Mundo ARTE possível para além do diagnóstico”. A premiação ocorreu na quarta-feira (12/11), no teatro Anchieta, do Sesc Consolação, em São Paulo, reunindo educadores de diferentes regiões do país.
Criado pelo Instituto Arte na Escola, em parceria com a Unesco, o prêmio é considerado uma das principais referências brasileiras em arte-educação. Em sua 26ª edição, a iniciativa homenageia o maracatu e contempla seis categorias que abrangem desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Não Formal.
O projeto premiado foi desenvolvido ao longo de 2024 e envolveu as 220 crianças atendidas pela unidade municipal. Segundo a gestora da creche, Jucilene Carvalho, a proposta surgiu da necessidade de ampliar o uso da arte no processo pedagógico e fortalecer práticas inclusivas.
“O projeto teve origem na sala de recursos da creche, a partir da escuta ativa das famílias e do protagonismo infantil. Ele integrou arte, ciência e ações intersetoriais, culminando na Mostra de Artes ‘TEArios e Terrários: Mundo Possível para Além do Diagnóstico’. O ponto alto foi a criação do Jardim Sensorial, espaço coletivo voltado à exploração dos sentidos por crianças com diagnóstico de TEA”, explicou.
A coordenadora de projetos e responsável pela sala de recursos, professora Maria Raquel Souza, também comemorou o reconhecimento e ressaltou o impacto do trabalho colaborativo.
“O Prêmio Arte na Escola Cidadã é a prova da excelência e da dedicação de toda a nossa equipe. Esse reconhecimento nacional valida o que estamos construindo na creche: uma educação potente, criativa e transformadora. É resultado do trabalho de cada professora, de cada servidor, e do apoio constante da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da DDZ Sul”, afirmou.
Com o prêmio, a creche Magdalena Arce Daou reforça sua atuação como referência em práticas educacionais inclusivas e destaca a arte como ferramenta essencial para aprendizagem, desenvolvimento sensorial e participação social.
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