sábado, dezembro 6, 2025
28.3 C
Manaus
InícioGeralProfessor é preso em Manacapuru acusado de importunação sexual contra aluna de...

Professor é preso em Manacapuru acusado de importunação sexual contra aluna de 16 anos

Publicado em

Publicidade

Um caso de importunação sexual em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) resultou na prisão em flagrante de um professor de 57 anos nesta quinta-feira (13/11). O educador é acusado de assediar repetidamente uma aluna de 16 anos dentro da própria unidade de ensino. A ação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) foi deflagrada após o pai da adolescente procurar a delegacia para formalizar a denúncia.

Segundo as autoridades, o professor foi preso por importunar a vítima no corredor da escola, cobrando um encontro na frente de outros alunos, o que gerou profundo constrangimento para a adolescente.

Aluna era abordada no refeitório

Em coletiva de imprensa, a delegada Joyce Coelho, titular da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Manacapuru, detalhou que a conduta do professor não foi um ato isolado. O assédio já vinha ocorrendo dias antes.

“Na terça-feira (11/11), o mesmo professor já havia assediado a aluna, no momento em que ela estava no refeitório, convidando-a para ‘gazetar’ aula e ir a um encontro de cunho amoroso”, relatou Joyce Coelho.

A delegada acrescentou que, segundo os relatos, o suspeito “ainda a perseguia nos corredores e pedia para ela guardar segredo e não contar a ninguém”.

O estopim para a denúncia ocorreu na quinta-feira, com a nova abordagem pública. Ao retornar para casa, a adolescente relatou o fato ao pai, que, de imediato, buscou as autoridades policiais.

Investigação rápida e uso de imagens

A autoridade policial destacou a rapidez das diligências, dada a gravidade da conduta de importunação sexual contra uma menor de idade, de forma reiterada e em público. A investigação se baseou não apenas nos depoimentos, mas em provas materiais.

“Analisamos as imagens e verificamos que, tanto nas imagens de terça-feira no refeitório, quanto nas imagens de ontem [quinta], de fato o professor abordou a aluna de forma inoportuna”, detalhou a delegada.

Com a materialidade confirmada pelos vídeos e o depoimento da vítima, “a equipe policial foi ao local e o conduziu à delegacia, e após ouvir a vítima e confirmar pelas imagens as abordagens indevidas, realizamos o flagrante”.

“Tolerância Zero”: Seduc e Polícia Civil reforçam combate ao assédio

O caso gerou forte reação institucional. O delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), elogiou a pronta resposta da equipe de Manacapuru e o apoio fundamental da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc).

Mavignier foi enfático sobre a postura das instituições diante de casos como este.

“Destaco que a Polícia Civil e a Secretaria de Educação não toleramos isso e nós precisamos expor isso para as pessoas, para que crie uma cultura de denúncia, para que isso não seja encoberto, não seja passado pano e que não seja tratado como fato de menor importância; nós precisamos ser intolerantes com esse tipo de postura”, afirmou.

A secretária de Estado de Educação, Arlete Mendonça, reiterou que a pasta não tolera nenhum tipo de assédio moral ou sexual contra estudantes ou servidores.

“Nenhuma forma de negligência é tolerada dentro da Secretaria de Educação do Estado. Caso haja algum caso nesse sentido, todas as providências serão tomadas imediatamente, porque nós precisamos zelar pelo bem-estar dos nossos estudantes”, afirmou a secretária.

Protocolos de denúncia e o futuro do acusado

A Seduc informou que possui um procedimento operacional padrão (POP) que orienta todos os diretores, da capital e do interior, a informar imediatamente qualquer suspeita de crime ao Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise).

A coordenadora do Nise, Ionariellen Santos, salientou que o núcleo está à disposição para apurar todas as denúncias. “Caso seja constatada a veracidade, vamos fazer a apuração e o imediato afastamento desse servidor”, relatou.

O professor de 57 anos, preso em flagrante, passará por audiência de custódia e ficará à disposição do Poder Judiciário para responder pelo crime de importunação sexual.

Veja o momento da prisão

Leia mais:
Homem é preso por ‘casamento’ com criança de 11 anos no Amazonas
PF deflagra operação contra abuso de menores pela internet em 15 estados
Denúncias de abuso contra crianças aumentaram 114% em uma semana

Siga nosso perfil no InstagramTiktok e curta nossa página no Facebook

📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

Últimas Notícias

Domínio armado afeta 4 milhões na Região Metropolitana do Rio

A nova edição do Mapa Histórico dos Grupos Armados, produzida pelo Grupo de Estudos...

Gripe aviária leva ao abate em massa e amplia alerta global

A gripe aviária continua a causar impactos globais, com surtos que levam ao abate...

Abandono de idosos aumenta no Brasil e pode gerar prisão de até 5 anos

O abandono de idosos no Brasil tem crescido e representa um grave problema social,...

IBGE: 64,6% dos moradores de favelas vivem em ruas sem árvores no Brasil

No mesmo ano em que o Brasil sediou a COP30, dedicada às discussões globais...

Mais como este

Domínio armado afeta 4 milhões na Região Metropolitana do Rio

A nova edição do Mapa Histórico dos Grupos Armados, produzida pelo Grupo de Estudos...

Gripe aviária leva ao abate em massa e amplia alerta global

A gripe aviária continua a causar impactos globais, com surtos que levam ao abate...

Abandono de idosos aumenta no Brasil e pode gerar prisão de até 5 anos

O abandono de idosos no Brasil tem crescido e representa um grave problema social,...