Medida visa garantir segurança alimentar durante a Semana Santa na capital e interior do estado
O pagamento do Auxílio Estadual referente ao mês de abril será antecipado para a próxima quinta-feira, 17 de abril. A medida visa atender as famílias em situação de vulnerabilidade social durante o período da Semana Santa. A antecipação beneficia cerca de 300 mil famílias em todo o estado do Amazonas.
O Auxílio Estadual é um benefício mensal de R$ 150, coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). Do total de famílias atendidas, 158 mil estão localizadas na capital e 142 mil no interior.
Mulheres chefes de família são maioria entre beneficiários
O programa tem como foco a redução da pobreza e prioriza mulheres chefes de família, que representam aproximadamente 90% dos beneficiários. Atualmente, mais de 271 mil famílias cadastradas no programa são lideradas por mulheres.
Além do repasse mensal, as famílias atendidas recebem acompanhamento por meio do Projeto Psico + Social, que oferece suporte psicossocial e promove o acesso a outras políticas públicas do estado.
Distribuição de peixe durante a Semana Santa alcança 500 instituições
Paralelamente à antecipação do benefício, o governo estadual está promovendo a distribuição de mais de 300 toneladas de pescado por meio do programa Peixe no Prato Solidário. A ação acontece ao longo da semana e visa garantir alimentação tradicional da Semana Santa a famílias em situação de vulnerabilidade.
As entregas ocorrem no Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins, no km 2 da rodovia BR-174, das 8h às 18h, até quinta-feira (17). Cerca de 500 instituições sociais devem ser contempladas em 2025, superando o número do ano anterior, quando 350 entidades participaram da iniciativa. A expectativa é de que mais de 100 mil famílias sejam alcançadas.
Leia mais:
Seas orienta beneficiários sobre solicitação da 2ª via do cartão Auxílio Estadual
79 mil pescadores do AM recebem ‘auxílio seca’ do governo federal
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook