O presidente Lula segue, nesta quinta-feira (16), em conversas com membros dos Três Poderes para chegar à escolha definitiva do novo ministro que integrará o Supremo Tribunal Federal (STF) após a aposentadoria antecipada de Luís Roberto Barroso. Membros do governo próximos ao presidente afirmam que a escolha já foi feita, mas que Lula ainda articula com os Três Poderes.
Lula já conversou com os ministros do STF, com o atual ministro da Justiça e ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski, e com membros do PT. Na manhã de hoje, o presidente conversa com o atual presidente do Senado Federal, o senador Davi Alcolumbre (UB-AP).
Os dois nomes mais cotados para ocupar a cadeira do STF que ficará vazia com a saída de Barroso são o atual Advogado-geral da União, Jorge Messias, e o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).


Apesar da pressão por parte de apoiadores por um ministro negro ou uma ministra mulher, este fator não tem entrado nas discussões finais sobre o novo indicado. Lula estaria priorizando um nome de sua confiança que fortaleça a Corte.
Leia mais:
“Não quero um amigo”, diz Lula sobre terceira indicação ao STF
Barroso anuncia aposentadoria antecipada do STF após 12 anos na Corte
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

