Faltam 10 dias para o 58º Festival de Parintins, que promete ser o maior evento de todos os tempos.
Já está com a passagem comprada? Pensando nos turistas que estão indo pela primeira vez, o Portal Gazeta da Amazônia preparou um guia de sobrevivência com tudo aquilo que você precisa saber, para curtir sua experiência ao máximo na ilha Tupinambarana.
Arrumando a mala e preparando-se para muito calor!
Ao escolher suas peças de roupa, considere o calor do município – as máximas chegam a 35ºC. Opte por levar peças leves e confortáveis.
Escolha tecidos respiráveis como algodão ou linho. Regatas, camisetas, vestidos soltos e shorts são bem-vindos. Lembre-se: você passará muito tempo em pé, então evite roupas justas ou que incomodem com o calor.
Além disso, você conhecerá muitos locais a pé, por isso prefira calçados adequados para longas caminhadas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/i/T/aNEaAORgu9kwbcnddRTw/whatsapp-image-2024-06-27-at-12.43.52.jpeg)
Proteção solar
A fim de evitar a insolação solar e queimaduras, a proteção solar é imprescindível. Por isso:
- Leve protetor solar de alto fator e reaplique ao longo do dia;
- Use e abuse de bonés, chapéus, viseiras e óculos de sol com proteção UV;
- Mantenha uma garrafinha de água sempre por perto para se hidratar!
Dinheiro em espécie
Apesar da popularidade do PIX, nesta época a cidade fica sobrecarregada e muitas vezes a Internet não suporta a capacidade dos visitantes.
Criando também instabilidade em maquininhas de cartão de crédito ou débito. Por isso, é recomendado levar uma quantia de dinheiro em espécie.
Internet e sinal
Publicações em tempo real nas suas redes sociais? Talvez você não consiga. Neste período, o sinal pode ficar instável, principalmente nos dias do festival. Baixe mapas e informações com antecedência.
Onde comer
A culinária parintinense é um espetáculo à parte! Se você quiser viver a experiência completa, sugerimos iniciar com o café da manhã no Mercado Municipal Leopoldo Neves e ainda ter a vista do Rio Amazonas.

Para o almoço ou um encontro, a Praça do Comunas é o local ideal. Situada na orla da cidade, oferece uma bela vista do rio e é cercada por diversos bares e restaurantes que servem pratos típicos da região. Durante o festival, a praça se torna um ponto de encontro animado para torcedores e visitantes.
Entrando na galera item 19
Os ingressos pagos para o Festival encerraram em dezembro de 2024 e muitos ficaram sem adquirí-lo.
Se você está indo para a Ilha Tupinambarana, mas não possui passaporte, uma opção é assistir ao espetáculo acessando pela galera de cada boi. Mas atenção: isso exige disposição, planejamento e, principalmente, chegar cedo!

A galera é o espaço mais vibrante do Bumbódromo, onde ficam os torcedores apaixonados de Caprichoso e Garantido. A entrada na galera é gratuita, mas os lugares são limitados.
Para conseguir entrar, é preciso chegar muito cedo, geralmente entre 08h e 10h. Não esqueça sua hidratação e muito protetor solar.
Respeite as cores de cada boi
Apesar de existir a rivalidade entre as associações, o clima é amistoso entre as duas torcidas.
Mas, o bom senso deve ser primordial. Evite usar vermelho em redutos do Caprichoso e azul em redutos do Garantido. Se estiver em dúvida ou quiser manter a neutralidade, aposte em cores como branco, verde e amarelo.
Curta intensamente!
O Festival de Parintins é uma vivência única, repleto de emoção, cores e histórias. Aproveite cada momento: dance com a galera, experimente os sabores locais, converse com os moradores e experiencie a cultura de um povo apaixonado pelo que faz.
Boa viagem!
Leia mais:
Conheça os currais dos Bois Garantido e Caprichoso e viva os bastidores do Festival de Parintins
Festival de Parintins 2025 terá reforço na proteção de crianças e adolescentes
Confira regras para entrada de crianças e adolescentes no Festival de Parintins 2025
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook

