Igor Normando classificou declaração de Friedrich Merz sobre a cidade sede da COP30 como “infeliz e preconceituosa” em vídeo divulgado nesta segunda-feira (17).
O Prefeito de Belém, Igor Normando (MDB-PA), utilizou as redes sociais nesta segunda-feira (17/11) para rebater publicamente os comentários feitos pelo chanceler alemão, Friedrich Merz. O líder europeu teceu observações consideradas depreciativas sobre a capital paraense, cidade escolhida para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
No vídeo, o Prefeito de Belém classificou a postura de Merz como “infeliz, arrogante e preconceituosa”. A reação veio após o chanceler, durante um discurso no Congresso Alemão do Comércio na semana passada, comparar o ambiente da Alemanha com o do Brasil de forma negativa.
A declaração polêmica do Chanceler
Ao exaltar o cenário econômico e social da Alemanha, Friedrich Merz relatou aos presentes que os jornalistas que o acompanharam em sua recente visita a Belém ficaram aliviados ao retornar à Europa. Segundo o chanceler, ao questionar quem gostaria de permanecer no Brasil, nenhum profissional levantou a mão.
Merz afirmou que todos estariam satisfeitos por voltar, “especialmente daquele lugar onde estávamos [em Belém]”. Ele completou o raciocínio dizendo que os alemães vivem “em um dos lugares mais bonitos e livres do mundo”, sugerindo um contraste desfavorável à cidade amazônica.
A resposta de Igor Normando
Em sua defesa da capital paraense, o Prefeito de Belém foi enfático ao declarar que a visão do chanceler não reflete a experiência da maioria dos visitantes. Normando destacou as belezas naturais, a gastronomia e a importância histórica da cidade.
“Infeliz, arrogante e preconceituosa. Essa foi a fala do chanceler alemão. Graças a Deus, a fala dele não representa o que a maioria da população do mundo inteiro tem achado da nossa cidade”, declarou Igor Normando.
O gestor municipal reforçou o papel crucial da região para o equilíbrio ambiental global e enviou um recado direto ao líder alemão:
“A Amazônia, caso o senhor não saiba, ajudou o mundo inteiro a respirar (…). Mas eu quero dizer que enquanto você vem com a sua arrogância, nós, paraenses, belenenses, amazônidas, nós vamos oferecer o que existe de melhor em nós, que é o nosso calor humano, o nosso acolhimento. E o nosso amor, cada um dá o que tem.”
Ver essa foto no Instagram
Contexto Diplomático e a COP30
A polêmica surge poucos dias após a passagem de Friedrich Merz pelo Brasil. Ele esteve em Belém participando das tratativas da Cúpula de Líderes que antecedem a COP30. Durante a visita, o chanceler reuniu-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sinalizou que a Alemanha contribuiria com um “valor significativo” para o Tropical Forests Forever Fund (TFFF), fundo destinado à preservação ambiental.
Contudo, a falta de apresentação de números concretos por parte da comitiva alemã gerou certa frustração no governo brasileiro, clima que agora se intensifica com o embate público protagonizado pelo Prefeito de Belém.
Leia mais:
Friedrich Merz causa polêmica ao comparar Brasil e Alemanha após visita a Belém
Na COP30, Brasil defende US$ 1,3 trilhão anuais para enfrentar a crise climática
COP30: Pressão popular e alerta econômico marcam nova fase dos debates em Belém
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

