sábado, setembro 7, 2024
33.3 C
Manaus
InícioPoder'Apagão cibernético global' causa transtornos em todo o mundo

‘Apagão cibernético global’ causa transtornos em todo o mundo

Publicado em

Publicidade

Na madrugada desta sexta-feira (19), um apagão cibernético afetou diversos serviços ao redor do mundo, causando cancelamentos e atrasos em voos, além de prejudicar sistemas bancários e de comunicação. O problema foi identificado como uma falha em sistemas operacionais da CrowdStrike, uma empresa de segurança cibernética dos Estados Unidos ligada à Microsoft.

Impacto internacional

Nos Estados Unidos, as principais companhias aéreas, incluindo American Airlines, United e Delta, cancelaram todos os voos. Na Europa e na Ásia, aeroportos enfrentaram atrasos e complicações nos procedimentos de check-in. N

No Aeroporto de Singapura, um dos maiores do mundo em volume de voos, companhias aéreas realizaram o check-in manualmente, enquanto a Autoridade Aeroportuária de Hong Kong também adotou procedimentos manuais, mas sem afetar a partida dos aviões. Mesmo assim, foram registradas cenas de superlotação nas filas.

O apagão também atingiu o setor de saúde, com sistemas caindo no Reino Unido e na Alemanha, onde cirurgias eletivas tiveram que ser canceladas. Nos EUA, o serviço de emergência 911 — número de telefone usado para solicitar a polícia, bombeiros e ambulâncias — ficou fora do ar no estado do Alasca.

Os impactos do apagão também foram sentidos na comunicação de algumas das maiores redes de comunicação do mundo, com canais de televisão no Reino Unido e na Austrália fora do ar. A Sky News no Reino Unido e a ABC na Austrália foram algumas das emissoras afetadas.

O que causou o apagão?

A falha foi atribuída a uma atualização no sistema Falcon Sensor da CrowdStrike, que afetou a plataforma de computação em nuvem Azure, da Microsoft. Esta falha provocou travamentos no Microsoft Windows, exibindo a conhecida “Tela Azul da Morte” e causando instabilidade em aplicativos como Microsoft Teams, PowerBI e Fabric.

Uma das consequências do apagão foi a conhecida 'Tela azul' em computadores com sistema operacional Windows.
Uma das consequências do apagão foi a conhecida ‘Tela azul’ em computadores com sistema operacional Windows. FOTO: Reprodução

George Kurtz, CEO da CrowdStrike, confirmou que o problema foi identificado e corrigido, negando que se tratasse de um ataque hacker. A Microsoft também anunciou ter resolvido a falha, mas alertou que os efeitos residuais ainda podem ser sentidos por algumas horas em serviços como o Office 365.

O site Downdetector, que acusa interrupções em canais digitais, apontou que reclamações foram registradas em aplicativos da Microsoft a partir da noite de quinta-feira (18).

Impacto no Brasil

No Brasil, uma das maiores empresas afetadas pelo apagão da CrowdStrike foi o banco Bradesco. Além do banco brasileiro, clientes de outros bancos como Pan, Neon e Next relataram problemas de acesso e aplicativos fora do ar. Itaú Unibanco, Santander, Caixa, Banco do Brasil e BTG Pactual afirmaram não ter sido afetados de nenhuma forma pela queda.

Quanto ao transporte aéreo, a maior afetada foi a Azul Linhas Aéreas. O Aeroporto de Viracopos, em Campinas, teve atrasos devido a problemas no sistema da Azul. A Latam também relatou a possibilidade de problemas.

Leia mais:
Califórnia veta exigência de notificação escolar sobre mudança de gênero de alunos
Wilson Lima reassenta 178 famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000
Governo do AM inaugura farmácia de medicamentos de alto custo

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Maria de Fátima é medalha de bronze nas Paralimpíadas 2024

A paratleta amazonense Maria de Fátima, que representou o estado nas disputas do halterofilismo...

Lavagem nasal pode diminuir efeitos do ar seco, dizem especialistas

A lavagem nasal pode ser a maior aliada da população brasileira nesse momento histórico...

Amazônia concentra 1.558 focos de incêndio

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 2.758 focos de incêndios, de acordo com...

Manaus terá 928 novas moradias pelo Minha Casa, Minha Vida

A capital amazonense será beneficiada com a construção de 928 novas moradias pelo programa...

Mais como este

Maria de Fátima é medalha de bronze nas Paralimpíadas 2024

A paratleta amazonense Maria de Fátima, que representou o estado nas disputas do halterofilismo...

Lavagem nasal pode diminuir efeitos do ar seco, dizem especialistas

A lavagem nasal pode ser a maior aliada da população brasileira nesse momento histórico...

Amazônia concentra 1.558 focos de incêndio

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 2.758 focos de incêndios, de acordo com...