O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizou, na segunda-feira (18/08), o resgate de um filhote de capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) que havia sido vendido por apenas R$ 20 a um casal na zona centro-sul de Manaus. A ação também incluiu o resgate de dois pariris (Geotrygon montana) encontrados feridos em diferentes bairros da cidade.
Segundo o Ipaam, o filhote de capivara foi comprado por um casal na avenida Efigênio Salles, após ser oferecido por um homem em situação de rua. Os moradores relataram que a aquisição foi feita apenas para acionar o resgate. Enquanto aguardavam atendimento, alimentaram o animal com leite de caixa e banana.
Já no bairro Coroado, um morador encontrou um dos pariris na rua, quase sendo atropelado, e acionou o órgão ambiental. No bairro Lírio do Vale, outro exemplar da ave foi localizado, mas devido à gravidade dos ferimentos não resistiu e morreu durante o transporte ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Animais encaminhados ao Cetas
De acordo com o assessor ambiental da Gerência de Fauna do Ipaam (GFAU), Gilson Tavernard, a capivara não apresentava ferimentos visíveis, mas já havia perdido peso. O pariri resgatado, por sua vez, estava bastante machucado.
Os animais foram encaminhados para avaliação veterinária e reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama. Após a recuperação, deverão ser devolvidos ao habitat natural.
Ipaam reforça papel da população
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou a importância da participação popular nas ações de combate ao tráfico e maus-tratos de animais silvestres.
“A participação cidadã é fundamental para o sucesso dessas ações. Ao encontrar um animal silvestre ferido ou fora de seu habitat, o ideal é não tentar manter o animal em casa, mas acionar imediatamente os órgãos ambientais competentes, que possuem equipe preparada para o atendimento adequado”, ressaltou.
Sobre as espécies
- Capivara (Hydrochoerus hydrochaeris): maior roedor do mundo, pode chegar a 1,2 metro de comprimento e pesar até 66 kg. Vive em áreas alagadas e sua dieta é composta principalmente por capim e vegetação aquática.
- Pariri (Geotrygon montana): ave tímida que habita florestas densas. Costuma caminhar pelo solo ou atravessar estradas de terra, sendo mais avistada no período da seca.
Denúncias e resgates
A população pode colaborar denunciando casos de tráfico de animais silvestres ou solicitando resgates. O contato deve ser feito com a Gerência de Fauna do Ipaam pelo WhatsApp (92) 98438-7964.
Leia mais:
Ipaam aplica R$ 4,4 milhões em multas por extração de madeira ilegal
Ipaam e UEA analisam qualidade da água do Rio Tarumã-Açu, em Manaus
Exportação de peixes ornamentais depende de licenciamento ambiental
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

