O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) retomou, a partir desta segunda-feira (21/07), a fiscalização de veículos pesados na balança localizada no km 884 da BR-174, sentido Boa Vista (RR) – Manaus (AM). A medida visa coibir o excesso de peso, garantir a segurança viária e preservar a infraestrutura da rodovia federal.
Desde terça-feira (15/07), o DNIT realiza uma ação educativa com pesagem orientativa, sem aplicação de multas, que seguiu até esta sexta-feira (18/07). A iniciativa busca preparar os motoristas para a retomada da fiscalização efetiva.
“É uma oportunidade para os caminhoneiros e motoristas de carretas verificarem o peso de seus veículos e se adequarem às normas antes do início da fiscalização efetiva”, destacou o superintendente regional do DNIT, Orlando Fanaia Machado.
Fiscalização
A fiscalização será conduzida com o uso de Unidades Móveis Operacionais (UMO), equipadas com balanças portáteis estáticas e móveis dinâmicas, além de sistemas tecnológicos para coleta de dados em tempo real. O foco da operação é reduzir os danos causados pelo excesso de carga, que podem comprometer a durabilidade da malha viária e aumentar o risco de acidentes.
A iniciativa está amparada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que define a circulação segura como um direito de todos os usuários e uma obrigação dos órgãos gestores. O Artigo 21 do CTB atribui ao DNIT a responsabilidade pela execução da fiscalização nas rodovias federais.
Supervisão do DNIT
Segundo o órgão, a presença de agentes da autoridade de trânsito garantirá a supervisão de todo o processo de pesagem, com foco na eficiência e na segurança dos usuários da BR-174.
Leia mais:
Prazo para pagamento da taxa de inscrição do CNU 2025 termina nesta segunda (21)
Amazonas registra maior volume de drogas apreendidas dos últimos 10 anos
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

