O governo do Amazonas entregou, nesta segunda-feira (21), 369 novas viaturas para a Polícia Militar (PM-AM), Polícia Civil (PC-AM) e Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-AM). Os veículos atuarão como ferramentas de monitoramento das três forças responsáveis pela segurança pública do governo do estado.
272 das viaturas, inclusive, são equipadas com câmeras inteligentes que serão integradas ao Sistema Paredão, programa de monitoramento de crimes na capital e no interior do Amazonas. Com os novos dispositivos integrados, que serão entregues à PM-AM, o Sistema Paredão contará com mais de 1,5 mil câmeras.
Monitoramento de veículos roubados
As viaturas equipadas com a nova tecnologia serão capazes de realizar a leitura de placas de veículos de pequeno, médio e grande porte, e então verificará os dados no banco de informações sobre veículos roubados registrados no Amazonas.
“Isso significa que um carro que passar por uma das nossas viaturas e tiver qualquer restrição ou envolvido em crimes, automaticamente o sistema vai disparar e a polícia vai fazer a abordagem. Nosso policial agora tem tecnologia à disposição: ele abre o celular, tira a foto de quem está envolvido na ocorrência e automaticamente o banco de dados vai dar a resposta para saber se há um mandado em aberto ou se a pessoa está sendo procurada pela polícia”, explicou o governador Wilson Lima, durante cerimônia de entrega.
Novas viaturas

Entre as 272 viaturas, 172 são do modelo S10 e 100 do modelo Spin, todas caracterizadas e preparadas com itens operacionais como rádios comunicadores e sistema de rastreamento para a Polícia Militar. A frota inclui ainda nove ônibus para o transporte de tropa. Essas viaturas serão utilizadas pela PM e a tecnologia, que atua como um Cerco Inteligente de Videomonitoramento, será expandida a partir de agosto.
Outras 97 viaturas, do modelo SUV e descaracterizadas, serão utilizadas pela Polícia Civil e pela SSP-AM em ações investigativas e administrativas, contribuindo com a atuação da polícia judiciária.
As viaturas entregues nesta segunda-feira fazem parte do programa Amazonas Mais Seguro, lançado pelo governador em 2021. Para 2025, está prevista uma segunda entrega em agosto deste ano, ampliando ainda mais a cobertura operacional no interior do estado. Os veículos substituem parte da frota antiga, oferecendo mais eficiência e agilidade nas ações policiais.
Sistema Paredão

A primeira etapa do Sistema Paredão foi lançada em novembro de 2021 com câmeras do Cerco Inteligente de Videomonitoramento, totalizando 650 equipamentos instalados para leitura de placas de veículos.
Em junho deste ano, o governador Wilson Lima inaugurou a segunda etapa com a previsão de instalação de mais 650 câmeras de reconhecimento facial, além das 272 viaturas com câmeras ligadas ao Paredão.
*Com informações de assessoria
Leia mais:
Câmeras de comércios poderão ser integradas ao Sistema Paredão, diz ACA
Cosama abre campanha de negociação de dívidas em 15 municípios do AM
Amazonas registra maior volume de drogas apreendidas dos últimos 10 anos
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

