A Prefeitura de Manaus segue com obras aceleradas do Parque Encontro das Águas Rosa Almeida, primeira criação de Oscar Niemeyer no Amazonas, localizada no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste da cidade. O projeto, que se tornará um marco cultural e turístico da capital, preserva o traço característico de Niemeyer: o uso de curvas integradas à paisagem natural.
O parque será aberto para a contemplação do encontro dos rios Negro e Solimões, proporcionando uma das vistas mais emblemáticas do Brasil. Entre os destaques da construção está a oca, que funcionará como museu e pavilhão cultural multiuso. As fundações já estão finalizadas, e a obra avança para a montagem da estrutura superior, com a forma e armadura dos blocos de coroamento.
O projeto, que passou por ampliação para configuração de parque urbano e turístico, é acompanhado de perto pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). Durante visita técnica nesta segunda-feira (20/10), o diretor-presidente do órgão, Carlos Valente, ressaltou a importância da supervisão constante no canteiro de obras.
“É uma obra de grande porte e complexidade, que exige atenção integral para acelerar sua conclusão. O espaço gourmet, com quiosques, permitirá à população saborear iguarias locais enquanto aprecia a paisagem. Essa área deve ser concluída em 60 a 70 dias, iniciando agora a cobertura”, afirmou Valente.
O cronograma da obra engloba a construção da administração do parque, restaurante e oca, além de serviços de contenção do talude, essenciais para garantir a segurança do terreno.
O vice-presidente do Implurb, Antonio Peixoto, destacou que o projeto, de grande relevância para Manaus, está superando etapas complexas, incluindo cravação de estacas-prancha e aplicação de jet grouting, técnica que reforça o solo por meio de colunas de concreto injetadas sob alta pressão. “Essa área vai oferecer um ponto de observação privilegiado do Encontro das Águas e um espaço de lazer único para a população”, comentou.

Foto – Dhyeizo Lemos/Semcom-Prefeito e Maxwell Oliveira/Implurb
O arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, diretor de Planejamento do Implurb, ressaltou que a fiscalização direta também serve para informar a população sobre os avanços da obra. Segundo ele, além da oca e do restaurante projetados por Niemeyer, o parque terá playpet, playgrounds, academia ao ar livre, áreas verdes e trilhas, explorando a exuberância natural do platô.
O complexo ocupará 17 mil metros quadrados, com cerca de 4 mil metros quadrados de área construída. A contenção do talude, uma das etapas mais desafiadoras, já está em fase avançada, com a quarta linha de jet grouting praticamente finalizada e cinco estacas restantes. Em seguida, será iniciada a quinta e última linha, composta por 83 estacas. Paralelamente, a área recebe hidrossemeadura para proteção da vegetação e prevenção da erosão.
O Parque Encontro das Águas Rosa Almeida promete se tornar um dos principais pontos turísticos de Manaus, combinando a arquitetura icônica de Oscar Niemeyer com a paisagem única da Amazônia.
Leia mais:
Parque Encontro das Águas: Prefeito David Almeida acompanha avanços das obras
David Almeida vistoria reforma de escola municipal referência educacional
Série Encontro das Águas apresenta o espetáculo Giselle
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

