domingo, março 3, 2024
26.3 C
Manaus
InícioGeralEconomiaConheça a Expopin, o festival agropecuário de Parintins

Conheça a Expopin, o festival agropecuário de Parintins

Publicado em

Publicidade

O município de Parintins — a 369km de Manaus — é conhecido por ser o berço do Festival Folclórico de Parintins, um dos maiores festivais populares do Brasil. Entretanto, a cidade possui o segundo maior PIB e a segunda maior população do estado, atrás apenas da capital. Naturalmente, isto significa que Parintins possui uma variedade de atividades econômicas desenvolvidas na região.

Parintins é uma das cidades do Amazonas com maior tradição do setor primário — Agricultura, pecuária, piscicultura e extrativismo vegetal — sendo este o setor econômico de maior destaque na ecnomia do município. No cenário do setor primário em Parintins, a agricultura desempenha um papel fundamental, juntamente com a pecuária, contribuindo significativamente para a formação econômica local.

A Exposição Agropecuária de Parintins (Expopin) é um evento que acontece todos os anos no município e atrai milhares de visitantes.

O que é a Expopin?

O evento é tradicionalmente realizado no Parque de Exposições Luiz Lourenço de Souza, promovido pela Associação dos Pecuaristas de Parintins (APP), com o apoio do Governo do Amazonas e da prefeitura do município. A finalidade da feira é movimentar a economia do município e valorizar o setor primário da região.

A Expopin inclui, em sua programação, exposições de animais e equipamentos agrícolas, acesso à crédito rural, gastronomia regional, concursos leiteiros, queijo artesanal, doce de leite e farinha, shows musicais, rodeio, prova de laço, cursos e palestras.

A edição de 2023, por exemplo, incluiu um curso de 3 horas para a capacitação de piscicultores para a adoção e utilização de aeradores em sua produção, incluindo uma aula teórica e prática que ensinou aos alunos o uso correto do aerador para melhorar as condições no ambiente de criação de peixes, elevando a produtividade e garantindo ao piscicultor melhor retorno.

Curso de capacitação sobre aeradores na piscicultura, realizado na Expopin 2023 com o apoio do Governo do Amazonas.
Curso de capacitação sobre aeradores na piscicultura, realizado na Expopin 2023 com o apoio do Governo do Amazonas. FOTO: Divulgação/ADS

Tradição do setor primário em Parintins

 

Agricultura em Parintins

As culturas temporárias incluem uma variedade de produtos como abacaxi, juta, arroz, batata-doce, cana-de-açúcar, feijão, fumo, mandioca, macaxeira, maracujá, maracujá do mato, melancia, soja (orgânica), melão e milho.

Por outro lado, as culturas permanentes abrangem abacate, banana, cacau, café, caju, coco, laranja, limão, guaraná e tangerina. Vale destacar que grande parte desses produtos primários tem origem na cidade de Santarém, no estado do Pará.

Pecuária em Parintins

A pecuária se destaca como a atividade de maior peso no setor primário de Parintins. Principalmente centrada na criação de bovinos, seguida pela criação de suínos, a produção de carne e leite atende tanto à demanda local quanto à exportação para outros municípios.

A economia do município tem suas bases firmemente ancoradas neste setor, que já conferiu a Parintins o título de possuir o maior rebanho bovino e bubalino do estado, contando com aproximadamente 150 mil bovinos e 50 mil bubalinos.

Pesca, Avicultura e Extrativismo Vegetal

No que tange à pesca, Parintins se destaca como um dos principais entrepostos no Amazonas, abastecendo principalmente o consumo local. A avicultura assume uma configuração predominantemente doméstica, com a criação de galinhas sendo a atividade mais representativa, seguida por perus, patos, marrecos e gansos.

Embora o extrativismo vegetal tenha uma representatividade mais modesta no setor primário, merece destaque a exploração de produtos como borracha, cumaru, gomas não elásticas, madeira, óleo de copaíba e puxuri, contribuindo para a diversificação econômica local.

Onde se hospedar em Parintins

Para aproveitar a próxima edição da Expopin, é preciso escolher a melhor opção de hospedagem na cidade. A Gazeta da Amazônia tem um guia de hospedagem em Parintins, mas mostramos alguns de nossos hotéis e pousadas selecionados a seguir:

Amazon River Resort Hotel

Amazon River Resort Hotel é um destino de hospedagem seguro e confortável em Parintins. Com diárias a preços atrativos, o hotel oferece uma ótima relação custo-benefício.

Amazon River Hotel
Amazon River Hotel. FOTO: Divulgação/Site

Os hóspedes podem desfrutar de Wi-Fi gratuito, café da manhã incluso e quartos com opções de até 4 camas de solteiro no mesmo quarto. É uma escolha conveniente para quem deseja aproveitar o Festival de Parintins.

Pousada Santos

Pousada Santos é um hotel especializado em Parintins. Oferece excelente localização, quartos confortáveis e limpeza impecável.

Pousada Santos em Parintins
Pousada Santos em Parintins. FOTO: Divulgação/Booking

Os hóspedes apreciam o café da manhã regional com variedades de sucos, pães e tapiocas. A pousada está próxima ao curral do Boi Bumba Caprichoso, o que é conveniente para os visitantes do festival.

Hotel Icamiabas

Hotel Icamiabas é uma opção de pousada em Parintins. Apresenta um atendimento diferenciado, com uma atmosfera familiar e acolhedora.

Hotel Icamiabas em Parintins
Hotel Icamiabas em Parintins. FOTO: Divulgação/Site

Os hóspedes destacam a limpeza dos quartos e o bom atendimento. O hotel oferece conforto e está localizado em uma área que permite fácil acesso ao festival.

Leia mais:
Expoagro 2023 promete movimentar R$200 milhões no Amazonas
Festival do Peixe de Barcelos: Conheça Mais Sobre a Festividade
Conheça o Festival Folclórico do Amazonas

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Sine Manaus oferta 313 vagas de emprego nesta segunda-feira (4)

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 313 vagas de emprego em...

Dengue: dicas para vistoriar sua residência em 10 minutos

Apenas 10 minutos são suficientes para checar os locais onde o mosquito Aedes aegypti,...

Audição: cresce número de implantes cocleares no SUS

O implante coclear é uma das opções mais utilizadas na medicina para reverter casos...

“Dia D”: prefeitura de Manaus promove combate a dengue

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu na manhã...

Mais como este

Sine Manaus oferta 313 vagas de emprego nesta segunda-feira (4)

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 313 vagas de emprego em...

Dengue: dicas para vistoriar sua residência em 10 minutos

Apenas 10 minutos são suficientes para checar os locais onde o mosquito Aedes aegypti,...

Audição: cresce número de implantes cocleares no SUS

O implante coclear é uma das opções mais utilizadas na medicina para reverter casos...