InícioAmazôniaMeio AmbienteOperação Cheia 2025: AM inicia envio de medicamentos e insumos

Operação Cheia 2025: AM inicia envio de medicamentos e insumos

Publicado em

Publicidade

Primeiras cidades atendidas decretaram situação de emergência devido à cheia dos rios

O Governo do Amazonas começou a distribuir kits de medicamentos e produtos para a saúde (PPS) aos municípios do interior afetados pela cheia dos rios. A ação faz parte da Operação Cheia 2025, coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), com o objetivo de garantir assistência básica à população durante o período crítico de enchente.

As primeiras cidades a receber os insumos são Apuí, Boca do Acre, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Manicoré e Novo Aripuanã, que já decretaram situação de emergência. O envio dos kits está previsto para iniciar nesta quinta-feira (24/04), a partir de Manaus.

Kits atenderão até 35 mil pessoas no interior do estado

De acordo com a SES-AM, cada município receberá dez kits de medicamentos, com capacidade de atender até 500 pessoas por kit. Os materiais estão sendo preparados na Central de Medicamentos do Amazonas (Cema).

“Entre os itens enviados estão ácido acetilsalicílico (AAS), adrenalina, cloreto de sódio 0,9%, dipirona injetável, compressas de gaze, equipo macrogotas, luvas de procedimento e máscaras”, explicou a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud. Os insumos visam manter o funcionamento dos serviços de urgência, emergência e atendimento ambulatorial.

Reforço à infraestrutura de saúde no interior

A SES-AM também entregou, neste mês de abril, uma nova usina de oxigênio ao hospital de Manicoré, com capacidade para produzir 30 metros cúbicos por hora, substituindo a anterior, que produzia 12 metros cúbicos por hora.

Além disso, o município de Apuí recebeu recentemente seis cilindros de oxigênio como suporte à sua usina local, bem como medicamentos e outros insumos hospitalares.

Monitoramento de doenças relacionadas à cheia

Para reforçar o controle sanitário durante o período da enchente, a SES-AM, em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), implantou um Painel de Bordo com indicadores de saúde e agravos monitorados em tempo real.

Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, as principais doenças observadas nesta época do ano são de veiculação hídrica, como leptospirose, infecções gastrointestinais e hepatites.

Uma nota técnica com orientações preventivas foi emitida às prefeituras e está disponível no site da FVS-AM (www.fvs.am.gov.br). Também foi divulgado um alerta epidemiológico sobre o risco de aumento nos casos de leptospirose.

Leia mais:
Cheia no Amazonas já afeta mais de 92 mil pessoas em 2025
Governo do AM divulga boletim sobre a cheia; confira resumo
Prefeitura libera Praia da Ponta Negra para banho após cheia do Rio Negro

Siga nosso perfil no InstagramTiktok e curta nossa página no Facebook

 

Últimas Notícias

WWF-Brasil reconhece papel da BR-319 no acesso a serviços e desenvolvimento

O WWF-Brasil publicou uma nota oficial na qual reconhece os esforços do Governo Federal...

PF e defesa se reúnem hoje para definir futuro da delação de Vorcaro

A Polícia Federal (PF) e a defesa do ex-banqueiro Daniel Vorcaro se reúnem nesta...

Festival de Parintins 2026: governo abre inscrições para embarcações

Com o objetivo de estruturar o fluxo de passageiros para a Ilha Tupinambarana, o...

Sefaz alerta contribuintes sobre prazo para adesão ao Simples Nacional

Opção pelo regime tributário será realizada entre 1º e 30 de setembro de 2026;...

Mais como este

WWF-Brasil reconhece papel da BR-319 no acesso a serviços e desenvolvimento

O WWF-Brasil publicou uma nota oficial na qual reconhece os esforços do Governo Federal...

PF e defesa se reúnem hoje para definir futuro da delação de Vorcaro

A Polícia Federal (PF) e a defesa do ex-banqueiro Daniel Vorcaro se reúnem nesta...

Festival de Parintins 2026: governo abre inscrições para embarcações

Com o objetivo de estruturar o fluxo de passageiros para a Ilha Tupinambarana, o...