O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), juntamente com a Guarda Municipal de Manaus, realizou uma operação de combate à atuação do transporte clandestino no início desta semana. A operação “Transporte Legal” ocorreu nas proximidades do Terminal 7, na Avenida do Turismo. A área, que liga as zonas Oeste e Norte de Manaus, é conhecida pelo seu fluxo de veículos ilegais.
Durante a abordagem, as equipes de fiscalização realizaram 37 inspeções em veículos suspeitos de atuarem com transporte de passageiros. Destas, 6 resultaram na emissão de autuações, sendo identificadas irregularidades como quatro veículos com documentação vencida e dois circulando com pneus em condições precárias de segurança.
Combate ao transporte clandestino
A operação faz parte de um conjunto de medidas adotadas pela administração municipal para combater práticas que colocam em risco a vida das pessoas que utilizam o transporte coletivo. O trecho da avenida do Turismo, por onde trafegam diariamente centenas de passageiros, tem sido monitorado com frequência devido à recorrência do transporte clandestino, muitas vezes feito com veículos deteriorados e sem qualquer condição de segurança.
O chefe de Fiscalização de Transporte do IMMU, Waldir Sousa, reforça a importância da conscientização da população ao optar por um transporte regularizado.
“O transporte clandestino é uma ameaça à segurança do passageiro. São veículos que, na maioria das vezes, não passam por inspeção, não possuem autorização para esse tipo de atividade e, quando acontece um acidente, o usuário não tem nenhum tipo de respaldo legal. Além disso, colocam em risco não só os passageiros, mas também outros condutores e pedestres. Por isso, nosso trabalho é intensificar essas ações e orientar a população, para que não aceite esse tipo de serviço”, destacou Waldir Sousa.
Além das fiscalizações em campo, o IMMU também está ampliando suas frentes de combate ao transporte irregular com campanhas de conscientização, ações conjuntas com outros órgãos de segurança pública e o reforço da presença das equipes de fiscalização em pontos críticos da cidade, como o entorno dos terminais de integração e áreas de grande movimentação de passageiros.
A população pode contribuir denunciando veículos clandestinos por meio do canal oficial da Ouvidoria Municipal (118) ou pelo site da Prefeitura de Manaus.
*Com informações de assessoria
Leia mais:
Viaduto ‘Passarão’ será construído com investimento de R$ 86 milhões
Wilson Lima destina mais de R$ 530 mil para fortalecer setor primário e social de Autazes
Manaus: quatro linhas de ônibus terão rota alterada a partir desta quarta (23)
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

