A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) lançaram, na sexta-feira (22/11), a Operação Cerberus, com o objetivo de intensificar a segurança preventiva nas unidades prisionais da capital e do interior do estado. A operação será mantida até janeiro de 2025, reforçando o policiamento no período de fim de ano.
Policiamento reforçado e integração de forças de segurança
Coordenada pela SSP-AM, Seap e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Amazonas (MPAM), a Operação Cerberus mobiliza tropas especializadas do Comando de Policiamento Especializado (CPE) da Polícia Militar e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil.
De acordo com o secretário da Seap, coronel Paulo Cesar Gomes, a operação preventiva tem sido essencial para o fortalecimento das varreduras e abordagens nas unidades.
“Essa integração entre os órgãos nos permite agir de forma mais rápida e eficiente, garantindo a ordem e a segurança pública”, destacou o secretário.
O coronel Almir Cavalcante, titular da Seagi, reforçou que as ações estão sendo potencializadas para prevenir incidentes e responder de forma ágil a qualquer situação extraordinária.
“Estamos prontos para proteger agentes, internos e a população em caso de necessidade”, afirmou.
Inspeções frequentes e segurança reforçada no Compaj
No Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), as inspeções seguem rigorosas. Cabo Magno Raposo, diretor da unidade, afirmou que as revistas têm como objetivo identificar e apreender materiais proibidos no interior do complexo.
“Com a aproximação das festas de fim de ano, essas ações serão intensificadas, especialmente para evitar situações que possam comprometer a segurança”, disse o diretor.
Operação Natal Mais Seguro também em andamento
Paralelamente, o Governo do Amazonas lançou a Operação Natal Mais Seguro 2024, mobilizando cerca de 1.800 policiais militares para reforçar o patrulhamento nas ruas. A ação acontece em três turnos diários, das 7h às 23h, com 600 policiais por dia trabalhando para garantir a tranquilidade da população.
Leia mais:
‘Operação Tamoiotatá’ de combate ao desmatamento aplicou R$16 milhões em multas
Manaus: PAC Alvorada ganha nova agência dos Correios
Amazonense Pedro Nunes fica em 19° lugar e não vai à final em Paris
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook