Nova estrutura logística da Zona Franca de Manaus visa impulsionar negócios com países vizinhos e auxiliar na recuperação do Rio Grande do Sul após desastres climáticos.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, e o prefeito de São Borja, no Rio Grande do Sul (RS), Eduardo Bonotto, formalizaram nesta segunda-feira (24/06) a instalação de um entreposto da Zona Franca de Manaus (ZFM) na cidade. A nova unidade servirá para armazenagem e escoamento de mercadorias das empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), incentivando os negócios com países do Mercosul.
Potenciais Logísticos e Benefícios
O entreposto atuará como um grande armazém, funcionando como extensão das indústrias do PIM. Empresas do PIM poderão utilizar o entreposto de São Borja, o que permite a suspensão temporária de impostos. Este modelo já é utilizado em Itajaí (SC), Uberlândia (MG), e Ipojuca (PE).
“É muito importante poder abrir essa pauta de exportação para o Amazonas e para o Brasil. Esta é uma grande conquista para o Amazonas, São Borja e a região, e também para vários países vizinhos”, destacou Wilson Lima.
Localização Estratégica
São Borja, que faz fronteira com São Tomé, na Argentina, é um ponto estratégico para escoar a produção do Sul do Brasil para o Mercosul. Empresas como Samsung, LG, e Moto Honda da Amazônia se beneficiam ao exportar para Argentina, Uruguai e Paraguai. Os produtos estocados no entreposto terão a cobrança de tributos suspensa por 270 dias, facilitando o fluxo de caixa e otimizando a logística.
Parceria e Desenvolvimento
O prefeito Eduardo Bonotto comemorou a parceria: “Consolidamos uma parceria muito positiva entre o Amazonas e o Rio Grande do Sul. Estamos dando um passo significativo para o desenvolvimento e geração de oportunidades.”
O secretário de Fazenda do Amazonas, Alex Del Giglio, e o secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo, também participaram da solenidade, reforçando a importância do projeto para ambos os estados.
Vantagens Competitivas
A instalação do entreposto permite que o pagamento do ICMS seja diferido até a venda ao cliente, otimizando o fluxo de caixa das indústrias. Entre as empresas que se beneficiarão estão Samsung, LG, Moto Honda, Sony, Philips, Whirlpool e Bic Amazônia.
“A estratégia do Governo do Amazonas, na pessoa do governador Wilson Lima, em trazer o entreposto para São Borja faz com que os produtos da Zona Franca de Manaus alcancem mais rapidamente o mercado no sul do país e também a exportação”, afirmou Jorge Júnior, presidente da Eletros.
Contribuição para a Recuperação do RS
Além de fomentar negócios, a instalação do entreposto contribui para a recuperação do RS após enchentes devastadoras. A campanha de solidariedade “AM pelo RS” arrecadou 115 toneladas de doações, incluindo água, alimentos e insumos veterinários. A Defesa Civil do Amazonas realocou 94 amazonenses das áreas afetadas e 15 bombeiros foram enviados para ajudar nas ações de busca e resgate.
Com a nova estrutura em São Borja, a ZFM fortalece sua posição logística e comercial, beneficiando tanto o Amazonas quanto o Rio Grande do Sul, além de impulsionar as exportações para o Mercosul.
Leia mais:
Codam aprova investimento de R$ 698 milhões para o polo industrial
LG anuncia investimento no Polo Industrial de Manaus
Retorno da Sony à Zona Franca de Manaus
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook