O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) distribuiu 200 mudas de espécies frutíferas, medicinais e ornamentais durante a 26ª edição do Governo Presente, realizada neste sábado (22/11) no Ceti Dariana Zuleica Corrêa Lopes, no Conjunto Viver Melhor, bairro Lago Azul, zona norte de Manaus. A ação reforçou políticas de sustentabilidade e incentivo à arborização no estado.
As mudas foram fornecidas pelo Viveiro Municipal de Manaus, administrado pela SemmasClima, e fizeram parte do conjunto de atividades voltadas à educação ambiental promovidas pelo Governo do Estado. O objetivo é estimular o plantio urbano e aproximar a população das práticas de conservação.
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou que iniciativas como esta fortalecem a relação da sociedade com a proteção ambiental.
“O Ipaam participa de uma ação do Governo Presente, contribuindo no incentivo ao plantio dessas espécies, impulsionando a arborização. Além das mudas frutíferas, distribuímos espécies ornamentais, assim como a utilização de plantas medicinais como método alternativo no tratamento de doenças, algo muito cultural na nossa região”, afirmou.
Entre as mudas entregues, estavam mangueira, cupuaçuzeiro, aceroleira, rambutaneira e açaí, além de variedades ornamentais como hibisco, coleus, dracena vermelha e onze-horas. Espécies medicinais também foram distribuídas ao público presente.
A motorista de aplicativo e de ônibus Elizamelry Barros elogiou a iniciativa.
“Eu agradeço muito ao Ipaam por essa atividade que vocês estão fazendo, que é a ação de doação de mudas. Então, eu estou levando uma muda para casa, feliz e muito satisfeita”, declarou.
A ação foi coordenada pela Gerência de Educação Ambiental (GEAM) e pelo Núcleo de Planejamento Estratégico (NPE), que atuam em atividades de conscientização realizadas em escolas e eventos do Governo Presente. Segundo o gerente do NPE, Bismark Filgueiras, a iniciativa reforça o compromisso do órgão com políticas ambientais.
“Esta iniciativa reforça nossa diretriz estratégica de ampliar ações de educação ambiental e promover a restauração ecológica. A presença da equipe no território demonstra que planejamento também se faz ouvindo a população, fortalecendo vínculos e transformando diretrizes em resultados concretos para a sociedade”, explicou.
O Ipaam também mantém um canal exclusivo para denúncias de crimes ambientais, disponível pelo WhatsApp (92) 98557-9454, que integra as ações da Gerência de Fiscalização Ambiental.
Leia mais:
Prefeitura de Manaus distribui 5 mil mudas de pitaya
Nova variedade de mandioca chega a Lábrea e deve gerar 9,6 mil mudas
Distribuição de 700 mil mudas de cacau impulsiona setor primário no Amazonas
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

