sábado, setembro 7, 2024
31.3 C
Manaus
InícioAmazôniaGoverno e Amazon se reúnem para discutir desmatamento no AM

Governo e Amazon se reúnem para discutir desmatamento no AM

Publicado em

Publicidade

Representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) se reuniram na última segunda-feira (22) com Jamey Mulligan, diretor do Núcleo de Ciência e Estratégia para Neutralização de Carbono da Amazon, e Allan Grabarz, gerente sênior da Amazon Brasil, com o objetivo de estabelecer um plano conjunto para o reflorestamento de áreas degradadas no Amazonas.

O encontro, que teve lugar na sede da Sema, é uma continuação das negociações iniciadas durante a 28ª Conferência das Partes (COP) em Dubai, no último dezembro, como ressaltou o governador Wilson Lima. Na ocasião, foram discutidos investimentos para a região amazônica e iniciativas socioambientais específicas para o Amazonas.

Temas abordados na reunião

Durante a reunião, foram abordadas estratégias e possíveis parcerias para impulsionar o mercado de créditos de carbono no Estado. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, destacou a importância do apoio logístico da empresa de tecnologia para avançar na agenda ambiental, especialmente em benefício das comunidades tradicionais da região.

“Não podemos conversar sobre a manutenção da biodiversidade sem pensar nas nossas comunidades. É excelente saber que os representantes da Amazon e o Governo do Amazonas têm ideais alinhados, e esperamos partir em breve para as próximas negociações, a fim de mostrar resultados compatíveis com o que queremos para a Amazônia Legal”, afirmou Taveira.

Acordos com a Amazon

A empresa e o Estado, durante a COP em Dubai, firmaram acordos de proteção da biodiversidade e apoio aos moradores da floresta. Jamey Mulligan expressou o interesse da Amazon em contribuir para a redução do desmatamento, o reflorestamento e o fortalecimento de uma economia sustentável para as comunidades locais.

“A Amazon está muito interessada em contribuir numa parceria com os governos dos Estados da Amazônia Legal para ajudar a reduzir o desmatamento, bem como ajudar a reflorestar e, durante o processo, ajudar a reforçar uma economia e desenvolvimento sustentáveis para as comunidades locais. Nós estamos vendo um amadurecimento de investimentos em restauração, incluindo aplicações que realmente podem melhorar a vida das comunidades, o que vemos como parte importante da estratégia para sustentar a floresta em pé”, afirmou Mulligan.

No novo encontro, foram discutidas possíveis parcerias com instituições públicas e privadas, estratégias de reflorestamento, apoio tecnológico e de pesquisa para fomento da agenda de carbono dentro do programa Amazonas 2030, entre outros tópicos.

“A Amazon tem o compromisso com o desenvolvimento da economia nacional, de pequenos produtores e também com as comunidades locais. Os programas e as propostas de restauração que a gente discutiu hoje têm um potencial bem grande de conjugar desenvolvimento econômico sustentável com incremento em rendas para as populações locais. É uma agenda ‘ganha-ganha’ para todos os atores envolvidos”, destacou Allan Grabarz.

Leia mais:
Wilson Lima se reúne com representantes da Amazon e discute parcerias para o Amazonas
Lista de blocos de carnaval apoiados pelo governo é divulgada; confira
Amazon: entenda a cobrança de Wilson Lima para Jeff Bezos

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Lavagem nasal pode diminuir efeitos do ar seco, dizem especialistas

A lavagem nasal pode ser a maior aliada da população brasileira nesse momento histórico...

Amazônia concentra 1.558 focos de incêndio

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 2.758 focos de incêndios, de acordo com...

Manaus terá 928 novas moradias pelo Minha Casa, Minha Vida

A capital amazonense será beneficiada com a construção de 928 novas moradias pelo programa...

Diversidade cultural marca o agenda do fim de semana

O Agendão Cultural deste fim de semana, de 06 a 08 de setembro, oferece...

Mais como este

Lavagem nasal pode diminuir efeitos do ar seco, dizem especialistas

A lavagem nasal pode ser a maior aliada da população brasileira nesse momento histórico...

Amazônia concentra 1.558 focos de incêndio

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 2.758 focos de incêndios, de acordo com...

Manaus terá 928 novas moradias pelo Minha Casa, Minha Vida

A capital amazonense será beneficiada com a construção de 928 novas moradias pelo programa...