A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (25) a operação ‘Sem Sabor’, que investiga um suposto esquema de fraude na compra de kits de merenda escolar da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed). Foram cumpridos, no total, seis mandatos de busca e apreensão na capital amazonense.
De acordo com a PF, auditorias do Ministério Público Federal (MPF) e do Tribunal de Contas da União (TCU) apontaram irregularidades no uso de recursos para a contratação do serviço de fornecimento de merendas em 2020, o que levou a PF a investigar o caso.
Indícios de irregularidades
Segundo as auditorias, foram encontrados indícios do uso indevido da dispensa de licitação, superfaturamento e movimentações financeiras suspeitas entre empresas contratadas.
O fornecedor escolhido por meio de edital não possuía histórico anterior de fornecimento de alimentos para o setor público, e tinha sede cadastrada em um endereço que não foi encontrado.
A análise bancária realizada pelos órgãos fiscalizadores mostrou que os valores repassados pela Prefeitura foram imediatamente transferidos a uma das empresas concorrentes, sem aviso prévio. Os investigados podem responder por fraude à licitação, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Leia mais:
Pé-de-Meia começa a ser pago hoje (25) a estudantes recém-formados
Saúde realizará campanha de vacinação contra HPV em adolescentes
Procon-AM apreende 1.800 frascos de desodorante sem procedência
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook