As inscrições para a 2ª edição do projeto “Aldeia Cultural”, contemplado pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), encerram às 23h59 deste domingo (26/01). O evento ocorrerá nos dias 1º e 2 de fevereiro, na Aldeia Indígena Inhaã-bé, localizada no Tarumã-Açu, região metropolitana de Manaus. Ao todo, são oferecidas 40 vagas.
Para participar, os interessados precisam ter 18 anos ou mais e preencher corretamente o formulário de inscrição pelo link bit.ly/40wDFOH.
Aldeia Cultural
O projeto “Aldeia Cultural”, idealizado pela artista indígena Thaís Kokama, tem como objetivo promover uma imersão cultural única. Durante os dois dias de evento, os participantes poderão vivenciar atividades como oficinas de pintura corporal, apresentações culturais de música, moda e dança, entre outras experiências enriquecedoras.
O diretor-presidente do Concultura, Tony Medeiros, destacou a importância dos editais para valorização da cultura e dos artistas locais: “Os projetos que vêm sendo executados pelos editais, como a PNAB – Manaus, mostram o comprometimento da atual gestão em valorizar a identidade cultural do nosso povo. Dessa maneira, nossos artistas podem desenvolver seus trabalhos e alcançar mais pessoas com as suas artes”.
Thaís Kokama também compartilhou suas expectativas para esta edição: “A primeira edição do Aldeia Cultural foi incrível, e queremos continuar levando essa experiência para todos. Mais do que um projeto, esta é uma forma de mostrar nossas raízes e o quanto elas significam para nós”, afirmou a artista.
Detalhes da participação
Os participantes selecionados terão acesso gratuito a uma experiência completa, incluindo translado, alimentação e participação em todas as atividades. Também estão previstas atividades como banho de rio e vivências culturais na aldeia. O resultado dos selecionados será divulgado na próxima quarta-feira (29/01), no perfil oficial da Aldeia Inhaã-bé no Instagram: instagram.com/aldeiainhaabe.
No dia 1º/02, o translado partirá da Praça da Saudade, no Centro de Manaus, às 7h, com destino ao porto da Prainha, no Tarumã-Açu. A travessia para a aldeia está prevista para as 8h. O retorno será às 10h do dia 2/02. Para os que optarem por não pernoitar na aldeia, há a opção de retorno ao porto às 18h do dia 1º/02.
Sobre o projeto
A 2ª edição do “Aldeia Cultural” foi selecionada pelo Edital Macro de Chamamento Público nº 002/2024 – Cultura Étnica, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), promovida pela Prefeitura de Manaus, através do Concultura, em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal.
Leia mais:
Quantos negros e indígenas são professores em pós-graduação?
Negros são minoria no serviço público e têm os menores salários
Procon-AM alerta consumidores sobre discriminação racial nas relações de consumo
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook