O Ministério da Saúde anunciou o repasse de R$ 6,5 milhões para fortalecer a assistência farmacêutica no Amazonas, visando combater a dengue e outras condições de saúde. Esses recursos serão destinados ao Componente Básico da Assistência Farmacêutica (Cbaf) do SUS, garantindo medicamentos essenciais para a população na atenção primária.
Essa verba, calculada com base na população, será utilizada para adquirir medicamentos listados na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). O investimento, feito de forma excepcional e em parcela única, será disponibilizado em breve.
O anúncio foi feito durante uma atualização sobre a situação epidemiológica da dengue no país, destacando-se como parte dos esforços do Ministério da Saúde no combate a emergências sanitárias, incluindo a dengue.
O Componente Básico da Assistência Farmacêutica tem o objetivo de garantir acesso a medicamentos essenciais para a população na atenção primária à saúde. Esses medicamentos são adquiridos tanto de forma centralizada pelo governo federal quanto descentralizada pelos estados, Distrito Federal e municípios.
*Com informações do Ministério da Saúde
Leia mais:
Crianças menores de 5 anos são as principais vítimas de dengue grave no Brasil
Dengue se alastra, chega a 1,5 milhão de casos e 391 mortes
Casos de dengue no Amazonas em 2024 já superam os de 2023
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook