sexta-feira, dezembro 19, 2025
25.3 C
Manaus
InícioGeralSociedadeMunicípios do Amazonas iniciam Fóruns Comunitários do Selo Unicef

Municípios do Amazonas iniciam Fóruns Comunitários do Selo Unicef

Publicado em

Publicidade

Os municípios do Amazonas deram início ao 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, etapa obrigatória que abre o ciclo 2025–2028 de certificação. O encontro tem como finalidade apresentar, discutir e aprovar o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, documento que orientará iniciativas locais durante os próximos três anos.

A certificação é promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e, no estado, conta com parceria do Governo do Amazonas. A coordenação é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), com apoio do Instituto Amazônia Açu (Iaçu), parceiro implementador.

O secretário da Sedurb e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, destaca que a mobilização funciona como instrumento de fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância e adolescência, incluindo ações de educação, saúde, proteção social e prevenção de violências. Segundo ele, “nesta edição, o Amazonas alcançou 100% de adesão dos 61 municípios do interior, um marco histórico desde a chegada do Selo Unicef ao estado, em 2009”.

Cada município participante organiza seu próprio fórum, reunindo prefeitos, gestores das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, além de representantes de diversos segmentos. Jovens integrantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), conselheiros tutelares, membros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), mobilizadores e autoridades locais também integram o processo.

Neste ciclo, Iranduba e Itacoatiara realizaram o fórum nesta quarta-feira (26/11). Careiro da Várzea promoverá o evento nesta quinta-feira (27/11), e, em 5 de dezembro, será a vez de Presidente Figueiredo e Manacapuru. Outras 21 cidades do interior já concluíram essa etapa. O prazo limite para realização é 15 de dezembro deste ano.

Para a chefe do escritório do Unicef em Manaus, Rayanne França, a atividade é uma ferramenta de planejamento coletivo e transparência.

“O Fórum Comunitário é um momento de construção e debate sobre o planejamento municipal. É o momento em que a equipe técnica e a prefeitura local mostram, de forma transparente, tudo o que será feito até 2028. Também é reforçada a metodologia do Selo, a importância das metas e a participação coletiva, que é essencial, já que os benefícios são compartilhados por toda a comunidade”, ressalta Rayanne.

A coordenação técnica da Sedurb acompanha os municípios em parceria com o Iaçu. De acordo com a coordenadora de projetos do Selo Unicef da Sedurb, Reny Moita, o guia metodológico e o cronograma disponibilizados pelo Unicef estabelecem os parâmetros de avaliação do ciclo.

“São metas e indicadores que serão pontuados durante o ciclo. Cada área define metas específicas, como garantir, por exemplo, que até 2028, 95% das crianças do município estejam vacinadas com a tríplice viral”, explicou Reny Mota.

A rede de apoio ao Selo Unicef no Amazonas inclui a UGPE, as secretarias estaduais de Educação e Desporto Escolar, Assistência Social (Seas), Saúde (SES-AM), Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), a Unidade de Gestão Integrada (UGI), além do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público do Amazonas (MP-AM).

Os Fóruns Comunitários funcionam como espaços de participação social, troca de informações e análise conjunta das políticas voltadas a crianças e adolescentes. Eles devem ser liderados pelo CMDCA, com apoio da Comissão Intersetorial do Selo Unicef. Durante o encontro, a comunidade avalia indicadores locais, define ações prioritárias, monitora resultados e acompanha impactos de programas e projetos destinados à população de zero a 18 anos incompletos.

A realização do Fórum é obrigatória para a certificação. O ciclo prevê duas etapas: o 1º Fórum Comunitário, que marca o início das atividades, e o 2º Fórum Comunitário, previsto para 2028, quando os municípios apresentarão os resultados alcançados e os efeitos das ações executadas ao longo do período.

Leia mais:
Crianças e adolescentes são mais vulneráveis a violência na Amazônia, diz Unicef
Todos os 61 municípios do interior do AM aderem ao Selo Unicef
Seca na Amazônia afeta 420 mil crianças, diz Unicef

Siga nosso perfil no InstagramTiktok e curta nossa página no Facebook

📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

 

 

Últimas Notícias

PF apreende cerca de R$ 430 mil em endereço de Sóstenes Cavalcante, no DF

Ação autorizada pelo STF investiga desvios de cota parlamentar; Carlos Jordy também é alvo...

PF faz operação contra desvio de cotas parlamentares e mira deputados do PL

Mandados de busca atingem Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy PF faz operação contra desvio de...

Lançamento do foguete Hanbit-Nano será transmitido ao vivo a partir de Alcântara

Primeiro lançamento comercial de um veículo espacial no Brasil ocorre nesta sexta-feira O lançamento do...

Câmara oficializa cassação de mandatos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

A cassação de mandatos dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ)...

Mais como este

PF apreende cerca de R$ 430 mil em endereço de Sóstenes Cavalcante, no DF

Ação autorizada pelo STF investiga desvios de cota parlamentar; Carlos Jordy também é alvo...

PF faz operação contra desvio de cotas parlamentares e mira deputados do PL

Mandados de busca atingem Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy PF faz operação contra desvio de...

Lançamento do foguete Hanbit-Nano será transmitido ao vivo a partir de Alcântara

Primeiro lançamento comercial de um veículo espacial no Brasil ocorre nesta sexta-feira O lançamento do...